quinta-feira, 2 de maio, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Alfabetização de adultos

- Publicidade -
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos da Estácio está com vagas abertas até o final de fevereiro. As aulas acontecem na unidade Zona Norte duas vezes por semana, no horário noturno durante quatro meses e são gratuitas, assim com o material didático. O objetivo é que, ao término, os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples e saber utilizar, de forma crítica, informações veiculadas nas diferentes mídias.
Inscrição no programa Podem se inscrever no programa de alfabetização e letramento pessoas com mais de 18 anos. As inscrições são diretamente na unidade da Estácio na Zona Norte, localizada no bairro Igapó, na Sala de Matrícula da instituição, das 9h às 20h, ou ainda na Central de Atendimento, por meio dos telefones 0800 880 6767 ou 4003 6767. Projeto da maior importância, participe indicando novos alunos. 

Programa de bolsas
A Fundação Estudar está com inscrições abertas para um dos principais e mais disputados programa de bolsas de estudo de graduação e pós graduação, nas melhores universidades do Brasil e do mundo: o ”Lideres Estudar 2020”. Os interessados têm até o dia 30 de março para se inscreverem no site.  A organização cobre de 5% a 95% das despesas dos estudantes com o valor do curso e/ou moradia, transporte e alimentação, entre outros custos. O valor é definido de acordo com perfil dos jovens. O programa é voltado para público com idades entre 16 e 34 anos, matriculados, em processo de aceitação ou cursando o ensino superior no Brasil ou no exterior.
Especialização
A Faculdade UNINASSAU Natal acaba de abrir novas turmas para o curso de “Enfermagem em Urgências e Emergências”, voltado para profissionais da área da Saúde que visam atuar no serviço público ou privado na gestão de atendimentos e nos seus processos de trabalho com maior precisão, eficiência e qualidade.Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter uma especialização pode ser um diferencial para alcançar um progresso profissional.

Homenagem

A professora Débora Seabra, potiguar que é a primeira educadora com síndrome de Down do Brasil, foi escolhida para ser homenageada dando seu nome ao Grêmio Estudantil do Colégio Porto, em Natal (RN). Na cerimônia de fundação do Grêmio, realizada na sexta-feira (14), Débora Seabra falou sobre inclusão. Ela fez um apelo aos alunos para que o grêmio dê espaço para a incluir a todos, na condição de instituição representativa dos alunos da escola. Escritora, palestrante, professora e ganhadora do prêmio Darcy Ribeiro de Educação, Débora é reconhecida em todo o país como exemplo de inclusão e superação. Em 2014, proferiu discurso na ONU e já recebeu diversas comendas, Brasil afora, por sua atuação em favor das pessoas com deficiência.
Medalhistas
Sou a favor que estudante ganhador de medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas conquiste uma vaga na universidade sem a necessidade de comprovação do Exame Nacional do Ensino Médio ou de vestibular. Na USP, por exemplo, aos 17 anos, Monick Pereira, aluna de escola pública, não precisou sequer do Enem para ser aluna da maior universidade do país. Ela é medalha de prata na OBMEP. Aqui no Rio Grande do Norte temos vários medalhistas, inclusive ouro, e precisamos de formandos em matemática para devida atuação em sala de aula. Segue o exemplo e abra as portas para novos feras.

Fies na quarta-feira
Para não esquecer. As listas dos estudantes pré-selecionados para participarem do Fies (modalidade financiada pelo governo federal) e do P-Fies (modalidade financiada pela iniciativa privada e bancos públicos) programas de financiamento estudantil realizados pelo Ministério da Educação (MEC), serão divulgadas na quarta-feira de cinza, dia 26.

Na sala de aula
O país tem 1,4 milhão de docentes em atividade nas salas de aula do ensino fundamental, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Inep. A pesquisa aponta que 83,2% dos professores do ensino fundamental (1º ao 9º ano) têm nível superior completo com licenciatura. O percentual vem crescendo nos últimos anos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas