terça-feira, 18 de junho, 2024
23.1 C
Natal
terça-feira, 18 de junho, 2024

Maior parceiro do ciclo do algodão foi embora

Cassiano Arruda Cêmara

O Rio Grande do Norte acaba de perder o seu maior parceiro durante todo o “ciclo do algodão”, o grupo – de origem inglesa – Coats Corrente que chegou no início do século passado para beneficiar algodão, depois derivou para a indústria de fiação e tecelagem e chegou à área de confecções, por mais de um século.
Fundada há 263 anos e uma das maiores fabricantes de linha de costura de mundo e única realmente com atuação global. A Coats opera em mais de 50 países nos seis continentes, tendo seus produtos vendidos em mais de 100 países. O grupo emprega com mais de 17 mil colaboradores em todo o mundo.
A empresa se estabeleceu no Brasil em 1912, quando era tida como uma das mais valiosas do mundo, perdendo para duas gigantes do petróleo. Até o ano de 2021 a empresa tem duas plantas, uma em São Paulo no bairro Ipiranga e outra em Extremoz (Natal/Rio Grande do Norte) que produzem itens para atender os dois segmentos, indústria e consumo (Crafts).
A Coats Corrente que não tinha mais meia dúzia de unidades no RN e seu número de empregados que atingiu 15 mil não chegava a 200 nos ´no último ao, foi embora. O comprador foi um fundo financeiro, H 2, que nem se preocupou a avisar à praça que era a nova dona do negócio.

Governo Fátima Bezerra institui Grupo de Trabalho Anticorrupção

Com o objetivo de Coordenar as atividades necessárias à implantação do Grupo de Trabalho Anticorrupção formado pelos seguintes membros: Altair Soares da Rocha Filho, representando a Controladoria Geral do Estado, Luciana Daltro de Castro Paiva (Controladoria do Estado), Maria Virginia Ferreira (Planejamento, coronel Francisco Canindé de Araujo (Segurança Pública).

Crise da Petrobras na boca do “dono”

Depois de muita conversa, especulação, interpretação, chegou a hora de ouvir o dono sobre a “crise da Petrobrás”, finalmente:
“Nem sempre a boca fala sobre as coisas que são boas. Às vezes, uma palavra mal colocada gera uma semana de especulação, mas posso te dizer que a Petrobrás está tranquila, posso dizer que o Brasil está tranquilo.” (jornal Valor Econômico 24/04/24.

Grevistas denunciam falta de medicamentos

Na campanha em favor da greve (já paralisada), os servidores da Saúde do Estado atingiram a administração estadual com uma denúncia que ainda não mereceu resposta: na lista de medicamentos do Hospital Walfredo Gurgel, o maior do Estado, da existência de uma falta de quatro, entre os dez medicamentos considerados indispensáveis ao bom funcionamento do pronto socorro.
Os cartazes listam os materiais em falta, incluindo sabão, luvas, gazes, álcool, suportes de soro, lençóis, ataduras, dipirona e antibióticos. A Secretaria da Saúde não conseguiu dar uma satisfação convincente, e a denúncia continua atingindo toda a administração estadual, que sofre um desgaste adicional na greve.

Junho tem uma eleição importante para o RN

Depois da renovação das diretorias das Federações das Indústrias e do Comércio, sem briga, a Agricultura convoca eleição de sua diretoria dia 21 de junho, aberto o prazo de 15 dias, a partir do último dia 22, para apresentação de chapas.
Não foram identificados sinais de disputa e José Alves Vieira parece caminhar para um terceiro mandato, repetindo o último pleito (foto).

Porto ilha planeja ter hotel offshore

Nos investimentos que planeja realizar, agregando uma nova área para instalação de parques de produção de energia solar e eólica, o terminal salineiro também quer contar com uma área de hospedagem para quem vai trabalhar nessa nova área do porto ilha.
A ampliação está sendo negociada entre a Intersal e o grupo americano Edison Chouest Offshore, que tem experiência na área portuária e na indústria offshore. A Intersal à frente do terminal desde 2022, quando deixou de ser operado pelo setor público. O terminal foi à leilão em 2021.
Por enquanto, uma parte da área do terminal é usada pelo Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) para estudos sobre o potencial eólico e pesquisas ligadas às variáveis oceanográficas. O Senai pretende implantar um espaço de testes para a indústria offshore no local.

RN bate recorde em energia solar

O Rio Grande do Norte continua batendo recordes no número de novas conexões de energia solar distribuída nos últimos 14 meses. Foram 2.386 nos sistemas conectados, que representam 16.786, 16 kWp (quilowatt-pico. Os números divulgados no Observatório de Energia Solar, elaborado pela Associação Potiguar de Energias Renováveis.
Para os observadores são prenúncios de um período de forte competitividade, após a instabilidade registradas nos últimos ano. As conexões de energia solar distribuída no Rio Grande do Norte cresceram em 2022 mais que a média do Nordeste e do Brasil.

3R ajudará a arborizar Mossoró com Ipê Roxo

Mossoró vai ganhar cinco quilômetros de área plantada de Ipê Roxo. A 3R Petroleum doará 300 mudas de Ipê Roxo para Mossoró, com o objetivo de levar mais arborização para a cidade. As árvores serão plantadas pela Prefeitura nos canteiros na av. Rio Branco e vão cobrir uma área de cinco quilômetros. É parte da iniciativa da 3R voltadas para a sustentabilidade saúde e bem estar. O início do plantio está previsto para amanhã.
O ipê-roxo é uma árvore ornamental ideal para arborização da cidade e que atrai agentes polinizadores, como abelha e beija-flor. Originário da Mata Atlântica, também ocorre naturalmente no pantanal, no cerrado, na Amazônia, na caatinga e em quase toda América Central e do Sul.

Desafio do milhão de vacinação é no escuro

A campanha realizada pelo Governo do Estado para vacinar, até o dia 15 de maio, um milhão de bovinos e bubalinos, está se desenvolvendo “no escuro”. É que não existe controle confiável do número de animais imunizados, porque é uma iniciativa de animais vacinados, é do proprietário, que compra e aplica a vacinação, e só depois comunica aos órgãos oficiais, o que tem deixado o pessoal do setor incomodado com a situação. Está aberta uma oportunidade para quatro estados – RN, Paraíba, Pernambuco, e Ceará – para comprovarem que vacinaram seus rebanhos e com isso, liberar a área como “livre de febre aftosa sem vacinação”, e isto está acontecendo sem o devido acompanhamento.

MI-MI-MI

O PSD de Kassab passou o MDB e alcançou o maior número de Prefeitos do Brasil: – 1.040.
2024 começou com um recorde: – 71.601 raios caídos no RN nos três primeiros meses do ano.
Segunda tem estreia na TV Tropical: Murilo Meireles comandará o Cidade Alerta. Substitui Salatiel de Souza, na luta para ser Prefeito.
O professor e contador, Picter da Silva, ganhou o título de cidadão honorário de Natal.
Criado o “Dia da Maconha”, nos Estados Unidos: 20 de Abril.
Pelas contas da Prefeitura de Natal já foram concluídos 72 quilômetros de calçadas, que deveriam ter sido feitas em 2014, para a Copa.
Natal terá revoada de tucanos, dia 10 de maio. Marconi Perilo, presidente do partido confirma presença para reunião de pré candidatos.
A quem interessar possa: comemora-se, hoje, domingo, o Dia da Sogra.
Tá pintando uma “Cracolândia” em Natal, na praça André de Albuquerque, ao lado do Palácio Potengi.
Segundo os representantes dos grandes grupos, 93% dos brasileiros têm acesso à Internet.
Nota da UFRN informa que, “devido a greve”, o Restaurante Universitário deixou sem funcionar a área de Museu e pavilhão.
Lotação esgotada para o jogo América X Corinthians, quarta-feira, na Arena das Dunas.
Completa 31 anos, hoje, da morte, no Rio de Janeiro do jurista potiguar Miguel Seabra Fagundes.
Hoje é o Dia Mundial da Segurança no Trabalho.
O natalense Lucas Medeiros disputará a fase final do torneio de tênis de mesa nos Jogos Escolares Brasileiros.
Aberto um curso de mestrado em Ciências Florestais, na Escola Agrícola de Jundiaí.0 Inscrições até sexta-feira.
Hoje faz 179 anos da posse de Cassemiro Sarmento com Presidente da Provincia do RN.
UFRN está buscando voluntários, entre 7 e 17 anos e diagnóstico de asma para atuarem num programa de controle da doença.
Tratamento adotado no Hospital Onofre Lopes premiado na 3ª edição do Prêmio União Química. Uso de metadona no pós operatório bariátrico.
A Faculdade de Engenharia do Seridó, está iniciando um curso de Língua Espanhola.

Estado quer atender homem do mar mas não define como

O Governo do Estado instituiu uma política estadual de incentivo à Economia do Mar, com a finalidades de fixar diretrizes para as atividades econômicas que nele se inserem, de modo a considerá-la como estratégia de desenvolvimento socioeconômico. Não foram definidos os instrumentos de atuação para chegar à população,

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas