quinta-feira, 16 de maio, 2024
26.4 C
Natal
quinta-feira, 16 de maio, 2024

Verão pede vinhos versáteis, os vinhos rosados

- Publicidade -
Poucos vinhos são tão versáteis como os rosados, rosés em francês. Eles fazem bonito gastronomicamente tanto com pratos em que pensamos prioritariamente nos tintos, quanto com pratos em que pensamos prioritariamente nos brancos.

vinhos

Imagine uma escala de 0 a 10, em que 5 seja o ponto neutro, 0 situe os pratos mais leves, e 10 situe os pratos mais estruturados. Os vinhos rosados transitam tanto para a direita quanto para a esquerda ocupando boa área desta escala e atuando em perfeita harmonia com vários destes pratos.  É importante esclarecer que “rosé” ou “rosado”, é um estilo de vinho, e que as castas (variedade de uvas) utilizadas são invariavelmente tintas, pois é exatamente da pele (casca), vermelha escura, bordô, vermelho azulada ou mesmo negra destas cascas que se extrai, por diversos métodos e através de uma curta maceração, a cor rosada desejada pelo produtor conforme seu estilo. Depois, cumpre dizer que não se trata de vinhos apenas para mulheres, como defendem alguns eno-machistas encorajados por sua leveza e cor Pink feminina, porque a julgar pela força, o vinho rosé é mais másculo que muitos vinhos brancos. E por último convém chamar a atenção para a qualidade técnica desse estilo de vinho que, diferentemente dos rosados produzidos no passado, é muito superior. A vasta compatibilidade de harmonização do vinho rosado com a grande maioria dos frutos do mar: camarões, lagostas, mariscos e mexilhões, ampara-se inclusive na sua paridade cromática. Além disso, a textura fibrosa e o leve dulçor destes alimentos clamam por um vinho de acidez marcante e refrescante que os complementem ao mesmo tempo por contraste e semelhança, resultando dessa união uma sinergia mais que perfeita. Mas os casamentos não param por aí. A solicitude gastronômica dos vinhos rosados resulta de bons acordos matrimoniais com as massas de molhos brancos cremosos e vermelhos leves, aves e carnes brancas em geral, peixes como o salmão e uma série de queijos frescos, de meia cura e/ou levemente macios, algo que pela ampla diversidade de cor e extração dá a este tipo de vinho um ecletismo sui generis. Além de cumprirem a função dos brancos e de alguns tintos, o vinho rosé cabe bem com alimentos onde a leveza dos brancos deixa a desejar e a força dos tintos é muito impositiva, formando, por afinidade, com os vinhos espumantes e os vinhos brancos, a santíssima Trindade dos caldos de verão.
Vinho Rosados Por Sangria
Dentre as várias técnicas empregadas na produção dos vinhos rosados, a mais usual atualmente e que resulta dos melhores vinhos é a sangria e prensagem direta. No primeiro, a fermentação do vinho tem início como se fosse um tinto (com a presença das cascas), que depois de algumas horas em contato com o mosto no processo de maceração, quando o vinho atinge a cor rosada desejada pelo enólogo, é transferido para outro tanque onde a fermentação continuará sem a presença das cascas e a uma temperatura controlada, mais baixa, para que o vinho resulte frutado, fresco e leve. Na prensagem direta toda transferência de cor ocorre no momento da prensagem, resultando de vinhos ainda mais claros e leves. A técnica de misturar vinhos brancos e tintos para produzir um rosado, na atualidade, só é comum na elaboração de vinho base para espumantes.

As Uvas dos Vinhos Rosados
Qualquer casta tinta pode gerar um vinho rosado. Faz-se rosé de uma delicada Pinot Noir, como se pode fazer de uma potente Cabernet Sauvignon. No entanto, cada país ou região produtora, costuma trabalhar com suas castas mais emblemáticas. O Chile, por exemplo, faz muitos vinhos rosados utilizando-se da Carménère e de Cabernet Sauvignon. Os argentinos de Mendoza em geral utilizam a Malbec para produzir rosés. Já no Uruguai, onde a casta tinta Tannat é a mais expressiva usa preferencialmente esta uva. Na Espanha a Tempranillo e a Garnacha imperam e na Toscana, Itália, a Sangiovese é uma das maias cotadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas