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Comércio investe em liquidações de verão para atrair mais clientes

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Após o período com maior movimento financeiro no comércio, que é o fim de ano, o mercado registra vendas mais reduzidas. Como estratégia para reverter este cenário e atrair mais clientes, os lojistas já lançam promoções e liquidações nas lojas. A queima de estoque acontece entre janeiro e fevereiro ou até todos os produtos em oferta sem vendidos. Algumas táticas comuns são os descontos progressivos, ou seja, quanto maior o número de produtos levados mais barato sai a compra. Os descontos chegam a ser de 10% até 80%; e prazo estendido para o pagamento.


Na loja Emanuelle, uma estratégia adotada foi o desconto de até 70% nas peças. Normalmente os produtos com desconto são as peças que sobraram do mês de dezembro e isso aumenta a movimentação de clientes e procura por promoções. A loja definiu que as roupas, acessórios e produtos de casa com desconto também podem ter um valor menor no caixa dependendo da quantidade de itens comprados. “Peças de R$59,99 nós baixamos para R$39,99 e se o cliente levar quatro ou cinco itens com etiqueta vermelha, que identifica a liquidação, daremos mais 20% de desconto na compra. Mas caso leve seis, iremos dar mais 30% de desconto”, explica a gerente da loja, que preferiu não se identificar.


Apesar disso, a loja não oferece período de troca da mercadoria em promoção. Neste caso, se houver alguma falha ou até mesmo o cliente não gostar da peça, não pode efetuar a troca. Todos os anos a loja fica com peças promocionais somente em janeiro, mas este ano a oferta continua até o início de março. Para chamar a atenção das pessoas que passam perto da loja, a Emanuelle decidiu colocar cartazes grandes com os descontos expostos e até bolas e brilhos nas vitrines.


Elizabeth Pereira de Souza tem um bazar de roupas novas e usadas e aproveita a liquidação da loja para comprar roupas com o objetivo de revender, mas também para uso próprio. Para ela, as ofertas são boas e vale a pena comprar no período que as lojas aplicam promoções. “Eu sempre costumo comprar nessa loja, mas quando tem promoção eu saio com mais itens na sacola do que o comum”, conta. Para Elizabeth, a única desvantagem é que um produto que ela queria muito pode ter sido vendido antes e não ter reposição dele. Mas é melhor esperar pela liquidação e comprar mais barato. Ela conta ainda que um dos motivos dela se tornar cliente fiel de uma loja é o valor acessível dos itens.


A Esposende Calçados não é adepta a fazer uma liquidação total, mas oferece algumas peças com um preço mais acessível. “A liquidação de janeiro é comum em muitas lojas, mas como todo mês colocamos produtos com preços mais baixo, não entramos liquidação total. Além disso, conseguimos vender todos os produtos que chegaram em dezembro, por isso selecionamos poucas peças para diminuir o valor”, explica Leandro Silva, gerente da Esposende.


Elenilza Costa, cliente da loja, disse que antes de chegar na Esposende já tinha ido ao shopping pesquisar preços de calçados para o filho, mas a Esposende foi o lugar com o menor preço encontrado. “Aproveitamos essa promoção para pesquisar os preços dos tênis. Aqui foi o menor valor e eu já havia comprado na loja em outro momento, mas mesmo que toda a loja não esteja em promoção, os itens estão saindo em conta”, completa.


Não só lojas de roupas e calçados lançaram promoções. Lojas de óculos, itens de casa, eletrodomésticos e produtos de beleza também aplicam ofertas nas mercadorias. Outros períodos com vantagens para os clientes são datas como o Dia do Cliente, em 15 de setembro; Dia do Consumidor, em 15 de março; Liquidação de Inverno entre junho e julho e a Black Friday, na última sexta-feira de novembro.

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