terça-feira, 30 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Obra faz Caern paralisar fornecimento em 26 cidades

- Publicidade -

Tendo em vista as obras de duplicação da BR-101, a Caern vai paralisar por 72 horas, a partir das seis horas da manhã da próxima terça-feira, dia 26, o fornecimento de água para 26 cidades e 48 comunidades rurais abastecidas pela Adutora Monsenhor Expedito. Trata-se do remanejamento da adutora no trecho entre Parnamirim e São José de Mipibu, no quilômetro 120 da BR- 101, no total de 740 metros.

A interrupção no abastecimento deixará sem água 217 mil consumidores nesses municípios e comunidades rurais. A interrupção no fornecimento de água é decorrente da transferência da adutora para outro local, implantando e desviando os 740 metros da adutora, ao longo da duplicação e mais 17 metros para interligar a nova tubulação ao antigo trecho. A empresa atende solicitações do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e do Exército Brasileiro, através do 1º Batalhão de Engenharia de Construção.

Os engenheiros da Caern alertam para a necessidade de os consumidores racionarem água tendo em vista que vão ficar três dias sem o abastecimento. Uma opção é o armazenamento em cisternas. O tempo previsto pela Companhia é em função do diâmetro (600 mm) e do material da tubulação, toda em ferro.

De acordo com os engenheiros da Caern, apesar de a tubulação já ter sido reposicionada, o serviço requer escoramento em função do peso desses tubos. O cronograma de obras pervê também mudanças na tubulação próximo à cidade de São José de Mipibu, mas a data ainda não foi definida.

O prefeito de Santa Cruz, Luiz Antônio de Faria, “Tomba”, foi informado ontem do corte no abastecimento pela Caern e, à noite, tinha agendada uma reunião com a diretoria do SAEE, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, para discutir que medidas devem ser adotadas.

A priori, a prefeitura vai colocar carros de som nas ruas. Na primeira fase, os carros vão orientar os moradores a armazenar água nos próximos dias. Na segunda fase, de terça-feira em diante, os carros vão mostrar a importância de racionalização do uso da água. “Santa Cruz é uma das últimas cidades abastecida pela adutora. Vamos torcer para que a suspensão dure somente três dias porque, quando foi feita a retomada do abastecimento vai pegar as demais cidades anteriores a Santa Cruz com os reservatórios secos. Aí a água só deve chegar aqui depois de sete dias.”

“Tomba” disse que não tem como abastecer uma cidade de 34 mil habitantes com carro-pipa. De acordo com o prefeito, a situação só não é pior porque as aulas nas escolas da rede municipal e da estadual só começam no dia 3 de março.

Municípios que serão afetados:

Barcelona
Boa Saúde
Bom Jesus
Ielmo Marinho
Japi
Lagoa dAnta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Salgada
Lajes Pintadas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Passa e Fica
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
São José do Campestre
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Senador Elói de Souza
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serrinha
Sítio Novo
Tangará.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas