sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Chuvas ficam 45% acima da média esperada no RN em março

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte registrou acumulado de chuvas acima do esperado no mês de março. Ao todo, choveu em média 220 mm, superando em cerca de 45% o volume estimado para o período, de cerca de 153 mm. É o que aponta o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn), Gilmar Bristot, com base em levantamento realizado pelo Órgão. Segundo ele, até meados deste mês a previsão é de que chuvas intensas continuem atingindo os municípios. O principal alerta está para os dias 4 a 6, com acumulados de chuva superando 50 mm.

Entre as regiões com maiores acumulados, estão a Central, com em média 252,4 mm, acima dos 147, 6mm esperados. Gilmar Bristot esclarece que, dentre os fatores responsáveis pelas chuvas intensas, está o maior aquecimento do oceano atlântico, com temperaturas variando entre 29 ºC e 30ºC, que alimenta as zonas de convergência e libera mais umidade. Trata-se de uma condição inédita, esclarece, dado que o normal é que os valores fiquem abaixo de 28ºC.

O cenário de maior aquecimento dos oceanos, aponta o meteorologista, ainda é uma incógnita entre os pesquisadores. “Sabemos que tem influências das mudanças climáticas, temos mudanças na circulação das correntes marítimas. Não é apenas o oceano atlântico sul, é toda a bacia do oceano atlântico norte. Há uma preocupação em relação a esse aquecimento que vem se mantendo desde setembro de 2023”, complementa.

Uma das consequências da liberação desse calor são as chuvas intensas que atingem as cidades, com previsão de continuidade na Faixa equatorial do Nordeste nos próximos dias. Gilmar Bristot alerta, contudo, que as chuvas dos últimos meses se difere das observadas no início dos anos 2000. Isso porque, nesse período, o Rio Grande do Norte apresentou altos acumulados com chuvas distribuídas em todo o Estado. Desta vez, as precipitações estão mais concentradas em algumas regiões.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas