terça-feira, 30 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Alunos precisam administrar ansiedade

- Publicidade -

Faltam pouco mais de 100 dias para o Enem. E é justamente nessa reta final que a ansiedade tende a aumentar entre os estudantes que serão submetidos às provas. Conhecido como “TPE”, sigla para “Tensão Pré-Enem”, esse sentimento pode atrapalhar a concentração dos jovens. Quanto maior o estresse menor a possibilidade de êxito. Para a coordenadora de projetos educacionais do Colégio Contemporâneo, Giovana Andrade, existem algumas atitudes que podem ajudar (e muito) o “xô ansiedade”. A primeira delas, segunda ela, é a prática de uma atividade física, já que isso mantém adequados os níveis de serotonina no cérebro, reduzindo assim desânimos, desinteresses e picos de estresse.
Giovana Andrade indica atividade física e boa leitura de livros
Outra prática indicada pela profissional é a de o estudante manter os seus hobbys, como a leitura de livros ou a coleção de objetos, por exemplo. “Essas atividades fazem com que o jovem não pense no Enem 24 horas por dia, permitindo a higiene mental e momentos de relaxamento”, explica Giovana, que complementa: “sair com pessoas que não falem apenas sobre as provas também ajuda”.

A alimentação e o sono são outros pontos importantes. Ela destaca que manter uma dieta saudável para que o organismo funcione adequadamente e os sistemas do corpo não fiquem sobrecarregados é fundamental. “Quanto ao sono, além da sua importância para o descanso e para que o organismo permaneça saudável, torna-se indispensável para viabilizar a fixação das informações pela memória”, justifica. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro simultaneamente em todo o Brasil. No RN, mais de 180 mil jovens estão inscritos para fazer o exame.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas