quarta-feira, 15 de maio, 2024
26.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Escritora lança livro sobre as dificuldades da classe médica em um relato poético

- Publicidade -

Um relato poético sobre o difícil cotidiano de alguns profissionais que atuam na medicina potiguar. É o cenário que a advogada, escritora – e filha de médico – Teresa Paiva de Oliveira descreve no livro “Esmeraldas ao vento”, que será lançado nesta quinta (28), às 18h, na sede do Conselho Regional de Medicina do RN. Ela ouviu 20 médicos do sistema de saúde local, e escreveu crônicas no qual mescla lirismo e descrições cuidadosas sobre as dificuldades enfrentadas pela classe.

A inspiração para escrever “Esmeraldas ao vento” surgiu após uma conversa com o médico Rafael Rosas. Teresa foi até o Hospital Walfredo Gurgel para visitar um primo e, chegando lá, se deparou com a realidade enfrentada pelos profissionais que trabalhavam ali. A escritora então produziu uma crônica sobre a experiência e teve seu texto bem recebido pelo público. Outros médicos procuraram Teresa, que escreveu mais quatro crônicas também publicadas.

A escritora – e filha de médico – Teresa Paiva de Oliveira descreve no livro “Esmeraldas ao vento”, que será lançado nesta quinta (28), às 18h, na sede do Conselho Regional de Medicina do RN, as dificuldades da classe médica em um relato poético | FOTO: DIVULGAÇÃO


Segundo Teresa, o processo de produção do livro aconteceu de forma natural. Ela queria contar a história de médicos anônimos que amam a profissão, e não de celebridades. “Entrevistei várias pessoas. Fui percebendo aos poucos que alguns personagens não tinham o perfil adequado para o que eu gostaria de expor. Meu livro não é sobre celebridades. São médicos realmente humanos e que se dedicam de forma magistral ao sacerdócio que abraçaram”.

Sobre a escrita do livro, a autora afirmou que não se prendeu a um único estilo, tudo dependeu da versatilidade do personagem. No entanto, não existe ficção, apenas a licença poética da escritora. “Eles têm histórias muito bonitas. O intuito maior da publicação foi a exaltação ao Sistema Único de Saúde Brasileiro e a esses profissionais que vivem à sombra do anonimato, mas que sustentam as bases da verdadeira medicina”, disse.

A obra foi editada e diagramada pela editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). Também participam do evento de lançamento da obra o professor Carlos Castilho, antigo presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), e a doutora Susana Garcia, presidente da Sociedade Ibero-Americana de Saúde Ambiental.

A autora é formada em Direito pela UFPB e realizou o mestrado em Linguística Aplicada pela UFRN. Atualmente é servidora de carreira do Tribunal de Justiça da Paraíba. Seu primeiro livro foi “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta” (2022), sobre o pai.

Serviço:
Livro “Esmeraldas ao vento” (EDUEPB), de Teresa Paiva de Oliveira. Lançamento na quinta (28), às 18h, no Conselho Regional de Medicina.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas