quinta-feira, 23 de maio, 2024
25.4 C
Natal
quinta-feira, 23 de maio, 2024

Escritores lançam o livro “Memorial Político dos Veras e Saldanhas” na ALRN

A história política do Rio Grande do Norte também pode ser contada através de alguns sobrenomes ilustres. Os escritores Francisco Galbi Saldanha e Fabiano André da Silva Veras lançam, no dia 18 (quinta), o livro “Memorial Político dos Veras e Saldanhas”, em sessão de autógrafos às 10h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do RN. Os autores, que também são primos, vasculham as raízes de suas famílias, para falar sobre a importante relação que elas tiveram com a política estadual ao longo de quase dois séculos.


O livro relata a história política dos Veras e Saldanha, em uma análise detalhada dos mandatos exercidos por membros destas duas famílias, de 1874 até os dias atuais, como de governador, deputado estadual, deputado federal, intendente, prefeito e vereador. “É uma história muito importante, mas que andava esquecida até pela própria família. Foi o que nos motivou a destrinchar as raízes desse legado”, afirma Fabiano.

FOTO: DIVULGAÇÃO

A obra retrata os descendentes do Capitão Joaquim da Silva Saldanha e Francisca Joaquina Fernandes Maia (Chiquinha do Mulungu) e os procedentes de Cosma Rodrigues Veras, que se casou com o primo Luciano Martins Veras e, depois quando viúva, com Joaquim Felício de Almeida Castro. As famílias Veras e Saldanha são oriundas do estado do Ceará. Aportaram no Rio Grande do Norte e Paraíba em torno de 1830, espalhando-se depois por outros estados da federação.

Fabiano Veras conta que a pesquisa para o livro durou cerca de um ano, entre visitas aos arquivos da família, estudos em manuscritos guardados em fazendas centenárias, ao TRE, e também em conversas com os familiares mais antigos. Galbi Saldanha e Fabiano têm um olhar acurado também sobre a descendência de Diogo Maia e Felícia Maia, irmãos de Francisca Joaquina Fernandes Maia.

Os autores acreditam que a obra vai interessar a todos que possuem curiosidade pela história potiguar. “Ao resgatar essa parte da história de nossas famílias, também falamos sobre a própria história do RN. O livro também traz causos de época, envolvendo acontecimentos com políticos históricos, como Juvenal Lamartine, e mostra os costumes e tradições de nossos antepassados”, conclui.

Serviço:
Lançamento de “Memorial Político dos Veras e Saldanhas”, por Francisco Galbi e Fabiano Veras. Dia 18 (quinta), às 10h, na Assembléia Legislativa do RN.

Últimas Notícias
Notícias Relacionadas