terça-feira, 14 de maio, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

O cotidiano ampliado de Renato Valle

- Publicidade -

Cenas corriqueiras do cotidiano dominam as criações do artista plástico pernambucano Renato Valle, que pela primeira vez desembarca em Natal para expor. As obras ocupam desde ontem a galeria Newton Navarro, da Fundação Capitania das Artes, e juntas formam um conjunto que traz à tona a técnica do grafite explorada pelo artista desde o início dos anos 2000. A visitação permanece está  está   apresenta a parte  desenhos em grafite pinçados de três séries produzidas pelo artista entre 2010 e 2014. Com mais de três décadas de carreira, Valle apresenta desenhos em grafite pinçados de três séries produzidas entre 2010 e 2014 de diversos tamanhos – a maior obra tem quase 8 metros de largura por 2,7 metros de altura. “São trabalhos que fiz durante residências artísticas realizadas no Recife e em São Paulo. Os (desenhos) maiores produzi durante o projeto ‘Diálogos’, que circulou por vários espaços do Recife; Foram criados a partir da minha interação com o próprio local e com o público, que avistou a tela ao longo de todo o processo de execução”. O artista avisa que alguns quadros estão à venda, outros fazem parte de seu acervo pessoal. “Os trabalham que retratam a rua, por exemplo, fiz em São Paulo: era a visão que tinha do ateliê e cenas das ruas por onde eu andava”, disse o artista, que já experimentou todo tipo de material e se fixou no grafite pela versatilidade e pela identificação. “Desenho muito de memória, em outro momento uso uma fotografia como referência. Cada processo tem um procedimento criativo. Posso fazer um estudo até chegar ao desenho final. A única coisa em comum é o grafite”, informa.
Renato Valle apresenta desenhos com técnica em grafite e utiliza a fotografia como referência. Algumas imagens ampliadas estão na mostra que o pernambucano traz para Natal, na Galeria Newton Navarro, da Funcarte. A técnica é explorada pelo artista desde o início dos anos 2000
A exposição está inserida no contexto do edital Ocupação de Galerias, lançado pela Prefeitura através da Secult-Natal com o objetivo se selecionar exposições para as galerias Newton Navarro ( Funcarte), Abraham Palatnik (Mercado), Chico Santeiro (Museu de Cultura Popular) e Oscar Niemeyer (Parque da Cidade).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas