terça-feira, 14 de maio, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Red Bull tenta consolidar domínio

- Publicidade -

Kuala Lampur (Malásia) – Gazeta Press  A temporada 2011 da Fórmula 1 prossegue neste domingo com o Grande Prêmio da Malásia, segunda etapa da temporada, no circuito de Sepang. A tão antecipada etapa de abertura na Austrália, há duas semanas, surpreendeu pela facilidade com que a Red Bull esteve à frente da concorrência, especialmente com o atual campeão, Sebastian Vettel. A largada para o Grande Prêmio da Malásia será às cinco horas da manhã deste domingo, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Webber tem o melhor carro nas mãos para a prova da MalásiaO domínio da equipe das bebidas energéticas só não foi avassalador por conta da performance abaixo das expectativas do australiano Mark Webber, que depois de andar bem nos treinos, largou em terceiro e completou a prova em quinto, com claras dificuldades em ritmo de corrida. Vettel, por sua vez, foi impecável. Cravou a pole com quase oito décimos de vantagem do segundo colocado, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Na corrida, não cometeu erros e liderou tranqüilo, sem jamais ser ameaçado, e dando a impressão de que tinha potencial para ir além se quisesse.

Além do desempenho da RBR, a etapa de abertura de 2011 trouxe uma surpresa positiva e duas decepções. A McLaren, que teve uma pré-temporada cheia de problemas e parecia estar num patamar bem abaixo das principais postulantes ao título, introduziu novidades no carro e foi premiada com um sólido segundo lugar de Hamilton. Jenson Button chegou em sexto, depois de ser penalizado com um “drive trough” por conta de uma ultrapassagem irregular sobre Felipe Massa. As decepções em Melbourne foram Ferrari e Mercedes. A primeira fez uma pré-temporada consistente e parecia estar no nível da Red Bull, mas quando chegou a hora da verdade, teve dificuldades nas voltas rápidas, e a performance no classificatório foi sofrível: Alonso em quinto e Massa em sétimo. Na corrida, os carros vermelhos apresentaram um ritmo razoável, e Alonso conseguiu terminar em quarto.

Massa, entretanto, não acompanhou o passo do companheiro e cruzou a linha de chagada em sétimo, ajudado pela desclassificação dos carros da Sauber. O fim de semana da Mercedes foi para ser esquecido. Confiante para a temporada após um bom período de testes, Michael Schumacher ficou fora do Q3, largando na 11ª colocação. Para completar, abandonou com problemas mecânicos na volta 19. Já Nico Rosberg foi um pouco melhor no classificatório e largou em sétimo, mas um choque com Felipe Massa o fez abandonar na volta 22.

O GP da Malásia promete dar uma perspectiva melhor das chances de cada um na temporada. A prova é realizada em condições extremas de clima: calor intenso e possibilidade de chuvas. O asfalto do circuito de Sepang é mais abrasivo do que em Melbourne, o que, combinado com o calor, causa um desgaste acentuado dos pneus. Estes dois fatores, desgaste de pneus e a chuva, devem ser determinantes para o resultado da corrida. A estratégia de cada um será fundamental para o sucesso, já que a própria Pirelli espera de três a quatro paradas para cada piloto.

Mal nos treinos, Ferrari aposta na estratégia e no clima

A exemplo do mostrado na Austrália, a Ferrari não conseguiu ter um bom desempenho durante o primeiro dia de treinos para o Grande Prêmio da Malásia. Sexto colocado ao final da movimentação, Felipe Massa mostrou-se incomodado com o rendimento do seu carro, e acredita que o time italiano não tem chances de brigar por vitória no circuito de Sepang. Sem confiar em uma melhora do monoposto ferrarista, o piloto brasileiro acreidta que sua equipe precisará se valer de fatores não delimitados nos boxes, como a estratégia de prova e a condição térmica no momento da corrida, para ter a possibilidade de se aproximar das rivais Red Bull e McLaren.

“Em uma pista como essa, com o tempo instável e o desgaste dos pneus, muitos fatores delimitarão a briga pelas primeiras posições, não só o tempo mais rápido”, afirmou Felipe, que não escondeu o descontentamento com a performance da sua Ferrari nesta sexta-feira. “Do jeito que as coisas foram, aparentemente será um final de semana difícil, mas faremos tudo para nos aproximarmos dos mais rápidos.”, afirmou. Massa, no entanto, reforçou o fato de a temporada estar apenas na sua segunda etapa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas