terça-feira, 14 de maio, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Sesc apresenta seu circuito multicultural 2015

- Publicidade -

Palco Giratório, Circuito de Artes Cênicas, Sonora Brasil, Ação Literatura, Parcerias Sinfônicas, Semana da Dança e Mostra de Cinema são alguns dos projetos inseridos na programação do circuito multicultural que a Fecomércio-RN e o Sesc-RN promovem de abril a dezembro em 15 cidades potiguares. A agenda de atividades foi apresentada ontem, durante café da manhã na sede da federação comercial no Alecrim. “Incentivar a produção e disseminar a arte e a cultura produzida no RN está entre as missões do sistema”, disse Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, para artistas, produtores, parceiros e imprensa que acompanharam o lançamento oficial do calendário 2015.
Street Band deu uma “canja” na apresentação do Circuito Sesc
O público foi recebido com apresentação da Street Band que faz a festa durante o Fest Bossa & Jazz, e performance cênica do Coletivo Entrelaça que trouxe para o palco – antes das formalidades – um pouco do espírito onírico da arte ao representar cinco vertentes: música, literatura, artes visuais, cinema e teatro.

Durante a solenidade Queiroz destacou investimentos da ordem de R$ 3 milhões, que irão beneficiar 34 iniciativas e alcançar 15 municípios do Estado; independente delas terem ou não unidades do Sesc, Senac ou sindicatos do comércio. “Nosso objetivo é descentralizar cada vez mais a programação, e democratizar o acesso aos recursos. Essa democratização está traduzida em nossos números, e os projetos atendem não só os comerciários como também a população de uma forma geral”, emendou Marcelo, citando o edital inédito que selecionou cinco propostas de montagens inéditas de dança e teatro – são elas: “Memórias do Alecrim” (Álvaro Dantas), “Porque Paris?” (Grupo Carmin), Meninas (Sílabas Cia de Dança), “DOIS” (Cia A Máscara de Teatro), “P’S” (União do Sobrado).

No mês de abril os destaques da agenda em Natal são a estreia do Palco Giratório no RN com apresentação do espatáculo “Antes da Chuva” , da Cia Cortejo (RJ) dia 16 no Teatro de Cultura Popular; o concerto de violões comemorando os 50 anos de carreira do Duo Assad dia 20 no auditório do Sesc Centro; e o show especial do Dia do Trabalhador com Dudu Galvão dia 30 no terraço do relógio.

Equilíbrio
O produtor Daniel Rezende, coordenador do setor de Cultura do Sesc-RN, disse que equilibrar chamadas públicas com programação elaborada pela própria instituição “é o ideal”. Rezende informou ainda que o formado do incentivo, que contempla montagem e circulação, é inédito no Brasil. Ele também ressaltou a diversidade do conjunto de iniciativas, e lembrou que o edital para ocupação da Galeria Sesc Restaurante recebe inscrições até esta próxima sexta-feira (17).

Outra novidade anunciada é o edital da 1ª Mostra Sesc de Cinema Potiguar, programado para abrir inscrições nos próximos 15 dias. “Como está é a primeira edição da Mostra, vamos abrir inscrições para filmes (curtas e médias) realizados a partir de 2004. Queremos exibir os filmes em agosto, dentro da Mostra Sesc de Arte e Cultura”, adiantou Augusto Araújo, técnico do setor cultural do Sesc-RN responsável pela área audiovisual. Segundo Augusto, serão selecionados oito curtas e dois médias, que receberão prêmio de licenciamento de exibição da obra por dois anos. “A temática é livre e no futuro queremos levar essa Mostra para outros estados”, avisa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas