sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Tabuleiro

- Publicidade -

[email protected]

O prefeito Carlos Eduardo conversou esta semana com o vereador Joanilson de Paula Rêgo, presidente estadual do PSDC. Pauta: aliança com o PDT nas urnas para o Palácio Felipe Camarão. O que era uma tímida paquera se transformou em noivado, observou a Abelhinha de Plantão. Mas, o casamento ficou marcado para o final do mês. Em nova conversa.

Em tempo
A conversa foi articulada pelo futuro pedetista na Câmara Municipal de Natal: Júlio Protásio, ex-PSB.

Bom
Ao saber do encontro, ontem, no Bate-Papo na Cidade (94 FM), a vereadora Eleika Bezerra, do PSDC, mostrou-se indignada com a conversa sem consulta aos filiados.

Político
Com a janela partidária, mudanças que já estão certas: saída de Júlio do PSB para o PDT; do Bispo Francisco de Assis do PSB para o PRB, e do vereador Chagas Catarino do Pros para o PDT.

Mais
Na ponta da agulha, para provável mudança de partido: vereadores Júlia Arruda (PSB), Eudiane Macedo (Solidariedade), Emanoel do Cação, do PP para o PSDC.

Em tempo
Júlia Arruda conversou por cerca de uma hora e meia com o prefeito Carlos Eduardo. Tête-à-tête em que a vereadora demonstrou interesse de assinar ficha de filiação do PDT.

Pensando bem…
Será que pode surgir uma chapa puro sangue do PDT para o Palácio Felipe Camarão, com a bênção do PMDB?

Renovação
Antes de deixar o Ministério da Justiça, José Eduardo Cardozo atendeu a mais uma solicitação do governador Robinson Faria para a permanência da Força Nacional do RN. Ficará em solo de potis-inseguros por mais 180 dias, para atuar em ações de polícia judiciária em apoio ao governo estadual. E o prazo poderá ser renovado novamente.

Anotações
Sobre as notas de ontem em torno da Datanorte, com reprodução de matéria publicada por esta Tribuna do Norte em fevereiro de 2015, a assessoria de imprensa da instituição diz que houve “desoneração da folha de pagamento, com a retirada de todos os servidores que foram redistribuídos”. Que foi a primeira providência do atual presidente, Rildo Tarquínio, em julho de 2015.

De processos
A assessoria afirma que a maioria dos servidores tem “capacitações específicas, desempenhando suas atividades em diversos órgãos do Estado, onde alguns setores funcionam plenamente por conta de seus desempenhos. Portanto, não cabem aqui comparações com o caso da Assembléia Legislativa”.

Ué!
E quem fez comparação com a AL? O que houve foi a opinião de que a folha de pagamento da Datanorte deveria ser divulgada, em pormenores, para tornar gastos transparentes. Assim como demais órgãos públicos.

Mais
A assessoria afirma também que a “dívida trabalhista é do conhecimento de todos, mas esta dívida com o Patrimônio da União, no valor de RS 125 milhões não existe, nem há nenhuma pendência da Companhia em relação a débito referente aos seus terrenos”.

Curioso
A coluna apenas transcreveu informações de matéria nesta TN, em fevereiro do ano passado. Período em que as informações foram checadas e não houve desmentido.

Mais
A assessoria se limitou a confirmar que existem dívidas trabalhistas, negando o montante de 125 milhões, mas não informou o valor.

Enfim
Uma coisa é certa: a redistribuição em nada alterou a situação funcional dos servidores da Datanorte e suas “coligadas”. Apenas deixaram de trabalhar nos órgãos de origem e passaram a exercer suas funções em várias secretarias e outros órgãos, como Tribunais de Justiça e de Contas, AL, Centrais do Cidadão, Detran, Itep etc. Maaasss…os vencimentos continuam pagos pela Datanorte, porque a redistribuição não alterou o regime jurídico dos seus servidores, contratados com base na CLT.

Pormenores
A passagem pura e simples para o Quadro de Pessoal do Estado, com a absorção dos encargos salariais, como planejaram os responsáveis pela reforma administrativa do governo Garibaldi Filho, ainda hoje é considerada inconstitucional, conforme vários entendimentos jurídicos emitidos pelas várias esferas das Justiças Estadual e Trabalhista. 
 
Ou seja
Resumo da opereta: a economia para os cofres públicos resultou apenas em água e café, além de um grande passivo trabalhista, que por ironia do destino a própria Datanorte era quem menos tinha ação na Justiça do Trabalho, pois, além de um quadro de técnicos especializados e enxuto, mantinha um canal permanente de diálogo com a direção da empresa, bem diferente das demais, cujos caminhos para as negociações eram sempre os tribunais, daí a se justificar o grande passivo trabalhista que a empresa tem a saldar, apesar do valioso patrimônio que foi absorvido, oriundos das empresas extintas. 

Leque
É hoje que os participantes do 1º Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina (ENCM), realizado nesta semana no Serhs, podem conferir os atrativos dos empreendimentos imobiliários das construtoras Monte Neto, Aldann, Constel, Coengen e Savim Brasil. A Expoimóveis, que já é grande sucesso no Midway, disponibilizará estande de vendas especial, a partir das 20h, no Chaplin Recepções.

COLMEIA
Coro de parabéns para Anninha Melo, Ana Paula Azeredo Medeiros, Zaid Silveira, Willian Collier, Aldo Medeiros Filho, Túllio Andrade.

Começa hoje, na Estácio Zona Norte, serviço gratuito de orientação e elaboração da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, por docentes e estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, das 18h30 às 19h30.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas