terça-feira, 30 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Poesia que batuca a alma

- Publicidade -

Batuques poéticos de “Berimbau de Lata”, de Tânia Lima, no calor de um dia de versos ensolarados com “O Dia do Sol”, de Fátima Costa. Dois livros, duas poetas nordestinas. Publicados pelo Sebo Vermelho, as duas obras serão lançadas conjuntamente nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, no Nalva Café Salão (Av. Duque de Caxias, Ribeira).
Duas poetas nordestinas lançam livros nesta sexta-feira, no Nalva Melo Café Salão
“Berimbau de Lata” é o quinto livro de Tânia Lima, poeta nascida na Ilha de Igoronhon, no arquipélago dos Lençóis Maranhenses. Musical, a obra reúne poemas envolvidos pelo ritmo ressonante do grande percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, falecido em março deste ano. É a ele que o livro é dedicado.

Assinado pelo escritor Carlos Emílio Corrêa Lima, o prefácio descreve o livro de Tânia, como um “samba de breque entrecruzado pelos cantores Oswald de Andrade, Manoel de Barros, Ascenso Ferreira, Raul Bopp, Guimarães Rosa, Drummond, Chico Science, com um soim no ombro da sambista equilibrista sussurrando mantras engraçados para ela escrever na língua-mundo da areia praia perto do mangue”.

Nas páginas sonoras de Tânia, pode-se ver/ouvir versos como “Mar agreste/ Viaja feito um caracol/ Água amanhece na xilogravura/ Retirante Portinari sai de dentro da aquarela/ Sertão aproveita o ar queimado/ cordel de chuva canta/ secos e molhados”.

Fátima Costa, por sua vez, passeia por caminhos diferentes em “O Dia do Sol – variações sobre a noite e as horas”. Nascida do sertão paraibano e formada em Filosofia e Letras, a poeta traz o sol na ponta da pena para escrever versos que bronzearão os leitores que se aventurarem por seus poemas.

Em seus escritos não faltam céu, vento, dia e noite, o coloridos dos dias, a música das horas, o silêncio das noites. Por exemplo no poema “Escolho folhas secas e desafio os dias frios./ O fio fino da navalha férrea/ descerra o apelo voraz da morte./ Nesta queda,/ já não escolho:/ desço e me entrego ao ainda não”.

Serviço
Lançamento de “Berimbau de Lata”, de Tânia Lima, e “O Dia do Sol”, de Fátima Costa. Sexta-feira (26), às 19h. Nalva Café Salão

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas