terça-feira, 30 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Cinema a favor dos ventos em São Miguel do Gostoso

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Na famosa São Miguel do Gostoso, praia badalada do litoral Norte potiguar, cinema combina com sol, banho de mar, debates e formação. Com cerca de 9 mil habitantes e nenhuma sala para exibição em tela grande, a pequena cidade recebe entre 13 e 18 de novembro a segunda edição da Mostra de Cinema de Gostoso. A programação traça um panorama da atual safra do cinema nacional, e exibe ao longo de seis dias 46 produções, entre longas e curtas, de todo o Brasil. A lista completa foi divulgada quinta-feira passada, dia 23, e traz filmes que geralmente não entram em cartaz no circuito comercial do Rio Grande do Norte. A Mostra de Gostoso abre a curta temporada de festivais no Estado, onde também se inserem o Cine Natal e o Festival de Baia Formosa.
Sob curadoria e direção do cineasta Eugênio Puppo, II Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso anuncia programação e se consolida como mostra de conteúdo inédito
Com exibições gratuitas ao ar livre, à beira mar na Praia do Maceió, e no cineteatro do Centro Cultural de Gostoso, merecem destaques os elogiados (e premiados) “Tatuagem” (PE), “Praia do Futuro” (SP), “A História da Eternidade” (PE), “Branco Sai, Preto Fica” (DF) e “A Luneta do Tempo” (PE), este último dirigido por Alceu Valença com participação da cantora Khrystal – o filme de Alceu ainda está restrito ao circuito de festivais: estreou em agosto no Festival de Gramado (RS) e rendeu indicação de melhor atriz coadjuvante para Khrystal. Também estão na programação dois, dos três curtas contemplados no edital Cine Natal 2013 da Prefeitura do Natal: “O menino do dente de ouro”, de Rodrigo Sena, e “Janaína colorida feito o céu”, de Babi Baracho.“

Além dos filmes inseridos na Mostra Competitiva e na Mostra Panorama, também estão programadas Mostra Infantil e sessões especiais com filmes convidados. “Primamos pelo bom conteúdo, e nossa prioridade são os filmes autorais”, disse Eugenio Puppo, idealizador e produtor do festival, confirmando o perfil não-comercial do festival. Ele avisa que não serão exibidos filmes com cenas fortes (conotação sexual, drogas) na Praia do Maceió por ser aberto e não termos como controlar o acesso. “Com isso a Mostra Panorama ganha destaque, e tem a mesma força em relação a qualidade dos filmes”.

Os horários das atividades da Mostra de Cinema de Gostoso foram pensados para permitir que o público possa acompanhar toda a programação: pela manhã debates e Mostra Infantil, à tarde Mostra Panorama no Centro Cultural; e à noite a Mostra Competitiva na praia. “Esquema maratona mesmo”, disse o produtor Matheus Sundfeld, braço direito de Eugenio, que também participou da conversa com a reportagem do VIVER por telefone (no viva voz).

Matheus disse que ainda não será este ano que a Mostra Competitiva terá premiação em dinheiro, “mas que a meta é essa”: “O ano foi bem curto (Copa do Mundo e eleições) para quem trabalha com captação de recursos para projetos culturais via lei de incentivo.”, contatou. Outro ponto bastante ressaltado por Puppo, cineasta paulista vencedor do Festival de Brasília deste ano com o documentário “Sem Pena”, são as atividades de formação audiovisual promovidas desde agosto com 52 jovens da região de São Miguel do Gostoso organizados em torno do Coletivo Nós do Audiovisual: “Oferecemos dez oficinas (roteiro, câmera, direção, atuação, história do cinema) e como resultado teremos dois curtas produzidos por eles que serão exibidos na sessão especial”.

O documentário de Eugenio também estará na Mostra como filme convidado. Os jovens também irão compor a equipe de produção do festival e   participaram da curadoria coletiva, que segundo Eugenio é a única do gênero no Brasil.  “Com essas ações de formação, também pretendemos formar uma nova geração de cinéfilos e quem sabe de críticos de cinema”, avaliou. Sobre os debates, o cineasta contou que foram convidados realizadores de outros estados e que a ideia é “promover uma conversa sobre a produção audiovisual”.

PROGRAMAÇÃO


MOSTRA COMPETITIVA
LONGAS
A Luneta do Tempo – Alceu Valença (PE)
Branco Sai, Preto Fica – Adirley Queirós (DF) 
Deserto Azul – Eder Santos (MG) 
Dominguinhos – Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar (SP)
Ela Volta na Quinta – André Novais Oliveira (MG)
O Último Cine Drive-in – Iberê Carvalho (DF)
A História da Eternidade – Camilo Cavalcante (PE) 
Rio Cigano – Julia Zakia (SP) 
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – Daniel Ribeiro (SP)
CURTAS

A Chamada – Gustavo Vinagre (SP)
A Era do Ouro – Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos (SP)
A Última Companhia – Cassio Hazin (RN)
Abraço de Maré – Victor Ciriaco (RN)
De Castigo – Helena Ungaretti (SP)
Estátua! – Gabriela Amaral Almeida (SP)
História Natural – Júlio Cavani (PE)
Marina Não Vai à Praia – Cássio Pereira dos Santos (MG)
O Menino do Dente de Ouro – Rodrigo Sena (RN)
Sem Coração – Nara Normande e Tião (PE)

Sophia – Kennel Rógis (PB)

SESSÕES ESPECIAIS
LONGAS
A Noite do Chupacabras – Rodrigo Aragão (ES)
A Revolução do Ano – Diogo Faggiano (SP)
Sem Pena – Eugenio Puppo (SP)

CURTAS
Entre Lonas – Ficção realizada por alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso (RN)
Promessas – Documentário realizado por alunos dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual de São Miguel do Gostoso (RN)
MOSTRA PANORAMA
LONGAS
A Vizinhança do Tigre – Affonso Uchoa (MG)
Aliança – Gabriel Martins, João Toledo, Leonardo Amaral (MG)
Os Dias com Ele – Maria Clara Escobar (SP)
Praia do Futuro – Karim Aïnouz (SP)
Tão Longe é Aqui – Eliza Capai (SP)
Tatuagem – Hilton Lacerda (PE)

Ventos de Agosto – Gabriel Mascaro (PE)

 
CURTAS/MÉDIAS-METRAGENS
A Menina e o Boto – Paulo Roque (PA)
Dias Vadios – Samuel Lobo (RJ)
Hospedeira – Rita Carelli (SP)
Ilha – Ismael Moura (PB)
Janaína Colorida Feito o Céu – Babi Baracho (RN)
Mundum – Marcia Beatriz Granero (SP)
O Mundo Inteiro é um Palco – Carito Cavalcanti (RN)
O Olho e o Zarolho – René Guerra e Juliana Vicente (SP)
Poeira de Prata no Escuro do Quarto – Carlos Segundo (MG)
Quebramar – Anderson Legal (RN)
Rua das Árvores – Alice Jardim (AL)
Sailor – Victor Ciriaco (RN)
Ser Mais que Cinza – Daniel Figueiredo (PE)
Verona – Marcelo Caetano (SP)
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas