terça-feira, 30 de abril, 2024
24.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Cratera na Av. Roberto Freire abre pela terceira vez em dois anos

- Publicidade -

Pela terceira vez em dois anos uma cratera se abriu nas imediações do CCAB Sul, no trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire localizado no bairro de Capim Macio, em Natal. Na madrugada de ontem (22), um vazamento na tubulação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) rompeu e fez com que parte do asfalto cedesse, no sentido Ponta Negra/Centro. O trânsito na região foi modificado porque a faixa ficou totalmente interditada devido aos serviços de reparo, iniciados ontem mesmo.

Caern trabalhava ontem no reparo da rede de abastecimento para retirar o vazamento. Depois, seria feito o fechamento da cratera

Caern trabalhava ontem no reparo da rede de abastecimento para retirar
o vazamento. Depois, seria feito o fechamento da cratera

#SAIBAMAIS#O planejamento da Caern era de que, se não chovesse, a cratera estaria fechada, incluindo a pavimentação em paralelepípedos, no início desta terça-feira (23). Estava também previsto para ontem mesmo o retorno do abastecimento nos bairros de Neópolis, Cidade Jardim, Mirassol e Capim Macio, que tiveram o serviço suspenso devido ao rompimento da tubulação, com normalização em 24h.

O trânsito na Roberto Freire ficou lento e um congestionamento se formou no decorrer de uma das maiores vias da Zona Sul da capital. Na cratera, homens da Caern iniciaram os reparos logo pela manhã. Enquanto isso, policiais do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) organizavam o tráfego e os desvios. Grande parte do fluxo da avenida foi transferida para a Rua Prof. Solon de Miranda Galvão, que dá acesso ao Conjunto dos Professores e à UFRN, o que causou o engarrafamento. Além disso, os motoristas que seguiam no sentido oposto não podiam entrar no retorno que dá acesso à rua em questão justamente para não piorar ainda mais o trânsito.

Trânsito ficou lento e um congestionamento se formou no sentido Ponta Negra/centro da avenida

Trânsito ficou lento e um congestionamento se formou no sentido Ponta Negra/centro da avenida

Mais à frente, outro desvio foi feito, este mais próximo à cratera. A mudança do fluxo de veículos atingia, principalmente, o tráfego vindo da Rua Missionário Gunnar Vingren, que também apresentou lentidão. Os veículos foram sendo desviados para a Rua Antônio Henrique de Melo, na lateral do restaurante Con Xin China. Depois acessavam a Avenida Governador José Varela.

Sobre a cratera da Roberto Freire, a Caern reconhece o problema recorrente no trecho. A justificativa é a idade da rede de abastecimento que fica sob a avenida. A Companhia, por meio de sua Superintendência de Operação e Manutenção, diz que desde o primeiro buraco aberto no local, em 2016, tenta resolver o problema, mas esbarra nos trâmites burocráticos do processo licitatório.

Tráfego de veículos na Roberto Freire foi desviado e fluxo transferido para a rua Solon Galvão

Tráfego de veículos na Roberto Freire foi desviado e fluxo transferido para a rua Solon Galvão

“Isso ocorre devido a uma rede ainda antiga com um material ainda de cimento amianto. A Caern se programou, desde a primeira ocorrência em 2016, deflagrando um processo de substituição da tubulação em dez ruas, incluindo esse trecho da Roberto Freire”, afirmou o superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Lamarcos Teixeira. “Mas é um processo burocrático que exige licitação. Em um dos certames a licitação deu deserta (em 2016) e reativamos esse processo agora em 2017. Ele se encontra, neste momento, ainda em tramitação”, complementou.

Apenas o sentido Ponta Negra/Centro da Roberto Freire apresenta problemas na rede de abastecimento pelos canos serem ainda de cimento amianto. O trecho entre o terreno de mata pertencente ao Exército e o Supermercado Nordestão deve ganhar nova tubulação assim que o processo licitatório for concluído. Já o sentido oposto não deve apresentar problemas por ser composto por canos de PVC, o novo material que vem substituindo os sistemas antigos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas