terça-feira, 30 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Zé Celso Martinez Corrêa é ponto alto das comemorações

- Publicidade -

PEDIDO - Zé Celso solicitou DVD player e projetor para a palestra

Uma das figuras mais emblemáticas do teatro brasileiro de vanguarda, o dramaturgo e diretor paulistano José Celso Martinez Corrêa, desembarca em Natal nesta próxima segunda-feira, dia 27, às 19h no Sandoval Wanderley, para uma conversa informal com artistas da cidade. O encontro faz parte da programação planejada pela Fundação Capitania das Artes, em razão da passagem do Dia Mundial do Teatro.

Criador, ao lado de Amir Haddad, do grupo de teatro Oficina em 1958 — iniciativa que posteriormente seria desdobrada em espaço cultural (o Teatro Oficina) —, Zé Celso ganhou fama nacional principalmente por sua personalidade ousada e polêmica, no melhor sentido das palavras. O diretor preferiu não adiantar o conteúdo de sua palestra, todavia deu uma dica: solicitou um telão com projetor e DVD player.

Zé Celso driblou o período da Ditadura Militar, participou da formação da Tropicália, trabalhou com Augusto Boal (dramaturgo criador do Teatro do Oprimido), encenou Jean-Paul Sartre, Tennessee Williams, Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues e Chico Buarque de Hollanda.

A relação de Zé Celso com projeto cultural local se deu recentemente com a participação no Cd “Bouhaha”, em homenagem a Luiz da Câmara Cascudo e idealizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes. No disco, lançado em dezembro durante a Semana Cascudo, Zé Celso declama a vinheta que abre o disco, o poema “Brouhaha”. A vinheta tem vozes também de José Mindlin, Fagner e Alceu Valença.

Maratona teatral agita salas ao preço de R$ 1,99

A Maratona comemorativa do Dia Mundial do Teatro, idealizada pela Fundação Capitania das Artes, antecipa os festejos neste final de semana, com programação nos teatros Sandoval Wanderley, TCP e no Espaço Cultural Casa da Ribeira e custam R$ 1,99.

Hoje tem ainda um performático  Baile dos Personagens, às 22h, no Teatro Sandoval Wanderley, com a banda Perfume de Gardênia. A entrada é gratuita, mas só será permitida para quem for fantasiado de algum personagem.

Durante o dia de hoje, tem espetáculo da Cia do Humor, às 10h30, que apresenta a montagem  “No cafundó do cordel” no Teatro de Cultura Popular. Às 15h, a Cia. Monicreques sobe ao palco do Sandoval Wanderley com o clássico “As Aventuras de Dona Baratinha”.

De volta ao TCP, tem grupo Cumbuca Teatral, às 19h, apresentando “Enquanto a tempestade  não passa”.

No domingo, o Grupo Beira de Teatro apresenta às 17h “O Tempo da Chuva”, no Espaço Cultural Casa da Ribeira. No TCP, a Cia Cumbuca Teatral apresenta “Enquanto a tempestade não passa”, às 19h.  O grupo Estandarte de Teatro  estará no DEARTE da UFRN, às 19h, com a montagem “Uma coisa que não tem nome”. Encerrando, o grupo Brincarte apresenta “Arlequim e seus amores”, às 20h30, no Sandoval Wanderley. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas