quarta-feira, 15 de maio, 2024
26.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Turismo de Experiência em alta

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Turismo de Experiência em alta
A busca por experiências autênticas, atividades ao ar livre e maior contato com a natureza estão entre as expectativas de grande parte dos turistas e entre as grandes tendências do turismo nos próximos anos. Mais do que isso, as pessoas querem conhecer locais singulares por sua beleza natural e visitar projetos que contribuem com o desenvolvimento social e econômico local, ao mesmo tempo que promovem a conservação do meio ambiente e da biodiversidade.
IBGE
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua para turismo, do IBGE, a procura por viagens domésticas para a prática do ecoturismo, turismo de natureza ou turismo de aventura aumentou de 20,5% para 25,6% mesmo durante a pandemia de Covid-19, comparando os anos de 2020 e 2021.

?Sustentabilidade

“O interesse pelo turismo de proximidade abre possibilidades para que o viajante busque acomodações e outros estabelecimentos mais sustentáveis, demonstrando a real disposição do turista em contribuir com o desenvolvimento ambiental e social da região visitada, o que também coloca as comunidades locais como protagonistas”, afirma o gerente de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira.

Startups

No Brasil, já existem startups e agências turísticas que buscam atender à demanda do novo viajante, cada vez mais consciente. A Vivalá, por exemplo, surgiu para proporcionar experiências de conexão profunda com a natureza e o turismo de base comunitária e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades de desenvolvimento para comunidades tradicionais do País.

Expedições

No site é possível encontrar um calendário de expedições para diversos destinos em unidades de conservação brasileiras, como a Chapada dos Veadeiros e os Lençóis Maranhenses, entre outros, com uma imersão na natureza e cultura local. As expedições levam também para diferentes lugares da Amazônia, por exemplo, incluindo até hospedagem em aldeia indígena.

Araruna

O eTrilhas é uma plataforma digital que permite o fortalecimento de áreas naturais e conecta gestores de unidades de conservação, turistas e empreendedores locais, potencializando o turismo sustentável. A plataforma conta com trilhas mapeadas em vários estados do País, com diversas quilometragens. A ferramenta traz trilhas de longo curso, com caminhos como das Ararunas, na região serrana da Paraíba, que percorre 110 quilômetros dentro do bioma Caatinga. Cada trilha é muito bem detalhada na plataforma, contando com orientações de distância, desníveis, altitude, nível de dificuldade do percurso e até as atrações do caminho.

Noronha

Quem gosta de observar aves, não pode deixar de conhecer esse projeto que busca a convergência entre atividades de ecoturismo e as ações de conservação no Arquipélago de Fernando de Noronha. Realizado pelo Instituto Espaço Silvestre, tem a intenção de preservar a maior diversidade de espécies de aves marinhas do Brasil, além de estimular a economia local, a ciência, a comunicação e o engajamento social.

“Vem passarinhar”

Uma das atividades desenvolvidas pelo projeto, chamada “Vem passarinhar”, é a observação de aves no mirante dos golfinhos, na Praia do Sancho, para promover a conexão das pessoas com a natureza. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, com disponibilização de binóculos e mini guia de observação de aves.

Corais

Projeto pioneiro que desenvolveu tecnologia inédita no Brasil para cultivar corais a partir de seus fragmentos e, assim, restaurar áreas e preservar espécies da extinção, proporciona um verdadeiro aprendizado e uma imersão no ambiente marinho, com opção de flutuação com snorkel, mergulho com cilindro na região recifal de Porto de Galinhas (PE) e nos berçários de corais ou velejo de jangada.
Pipa prevê ocupação de 80%
Um dos destinos mais buscados para a virada do ano, a região da Praia da Pipa conta com mais de 80% dos leitos ocupados neste final de semana. Os dados são do Movimento Preserve Pipa e inclui informações referentes a 45 meios de hospedagem na região.
“O Réveillon da Pipa nos últimos anos ganhou ainda mais amplitude, se tornando um dos mais desejados do Brasil pela experiência única que o destino oferece”, comenta Wanderson Borges, co-fundador do Movimento Preserve Pipa.
Latam cresce 31% no Nordeste
A Latam cresceu em 31% a sua oferta de assentos no Nordeste em 2022, na comparação com 2021. Trata-se do maior crescimento recente da companhia no Brasil. O avanço na região se deu principalmente pela abertura de novas rotas e de quatro novos destinos no final de 2021: Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Vitória da Conquista e Petrolina. Atualmente, a Latam transporta para 16 aeroportos no Nordeste um total de 9,2 milhões de passageiros por ano. Ao todo, transportou 354 mil passageiros para os seus quatro novos destinos no Nordeste no primeiro ano de operação, com uma média de 82% de ocupação dos voos.
Voos extras
Nesta alta temporada de verão (de 1º de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023), a empresa vai operar 1.352 voos extras no Nordeste. Os principais incrementos foram planejados para as rotas/Guarulhos-Recife (107 voos extras), Guarulhos-Porto Seguro (89 voos extras), Guarulhos-João Pessoa (79 voos extras), Congonhas-Porto Seguro (65 voos extras), Brasília-Recife (60 voos extras), Guarulhos-Jericoacoara (58 voos extras), Guarulhos-Petrolina (57 voos extras), Guarulhos-Teresina (55 voos extras), Congonhas-Maceió (54 voos extras), Guarulhos-Aracaju (53 voos extras) e Guarulhos-Fortaleza (51 voos extras).
Em números gerais, a região possui mais de 200 meios de hospedagem e soma seis mil leitos. Os 46 associados ao Preserve Pipa integram uma lista selecionada de hotéis e pousadas com avaliações acima da nota nove nas principais plataformas de reserva.
* Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente,
a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do
autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas