quarta-feira, 17 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Dengue: Natal inicia vacinação na próxima segunda-feira

- Publicidade -

O início da cobertura vacinal contra a dengue deve iniciar em Natal na próxima segunda-feira (19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, a previsão é que o município receba as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Governo do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (16), quando a SMS também pretende divulgar as estratégias de vacinação à população. Ao todo, 19 municípios do Estado foram contemplados com os imunizantes.

As doses da vacina contra a dengue chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã dessa quinta-feira (15) em um total maior do que o esperado. Isso porque, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap/RN), estava prevista a chegada de 33.310 doses da vacina. O número encaminhado pelo MS, contudo, foi de 45.190 doses. O excedente foi comemorado pela Sesap e uma readequação da distribuição aos municípios foi realizada.

Em todo o país, 521 municípios distribuídos em 16 estados e o Distrito Federal vão receber o imunizante. Nesta primeira remessa, estão disponíveis 757 mil doses para o País. Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Em 2023, o Rio Grande do Norte registrou 7.889 casos prováveis de dengue, com duas mortes confirmadas em decorrência da doença. Neste ano, 1.065 casos prováveis de dengue já foram identificados e um óbito está sob investigação. Os dados são da plataforma de monitoramento de arboviroses.

Leia mais:

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas