terça-feira, 30 de abril, 2024
24.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

A nova safra abstrata de Ricardo Bahia

- Publicidade -

O artista plástico Ricardo Bahia apresenta sua nova série de quadros a partir desta sexta-feira (23) na galeria do espaço Surto Cultural, em Ponta Negra. A abertura da exposição “Lux” acontece hoje, logo mais às 20h, com trilha sonora comandada pelo DJ Gabriel Souto e os metaleiros da banda Podredumbre. Com pegada abstrata, todas as onze obras (de tamanhos variados que alcançam 2 metros x 90 cm) estarão à venda, e a visitação segue até o dia 12 de fevereiro, de segunda à sábado, em horário comercial.
Artista Ricardo Bahia revela a luz abstrata do universo
“Também aproveito a ocasião para mostrar alguns trabalhos antigos, que fazem parte de acervos particulares, para dar uma ideia de como cheguei até o resultado atual”, disse o artista por telefone a reportagem do VIVER. No sábado, às 18h, o vernissage será retomado ao som de blues com a figura de Zé Smith, personagem-performance de Sávio Araújo, e a banda The After Ten Crew (blues), a partir das 18h.

Nascido em Salvador, e radicado em Natal há mais de duas décadas, Ricardo já expôs suas obras em várias cidades do Brasil e exterior. Sua primeira exposição individual, inclusive, foi aqui pelo Museu Câmara Cascudo em 1992. “Minha fase atual é fruto de pesquisas em galerias e museus da Europa, principalmente da Holanda, inspirada por nomes como os vaguardistas tchecos Chico Pit e Martina Chmelova, e o holandês Rudi Kroegler.

A proposta do artista é fazer com que o visitante se conecte ao seu próprio íntimo com o auxílio das pinturas e de legendas que direcionam o olhar e os sentidos. “A iluminação que incide em cada obra também vai mudar, ora luz branca ora luz negra, justamente para alternar a percepção”. Ele diz que o quadro “Lux” funciona como um farol: “Infinitos universos que criamos para dar suporte à grande ilusão que é o mundo”, diz a legenda na obra que dá nome à exposição. “É uma busca para enxergar a nossa natureza mais profunda: o nosso verdadeiro eu, o eu coletivo, o eu universal”.

Ricardo morou cinco anos na Europa, entre 2004 e 2009, estadia que lhe rendeu muitos contatos e participação na Divine Academia de Arte de Paris. “Foi através dessa Academia, da qual sou embaixador para o RN, que recebi convite para expor no Museu do Louvre em uma coletiva agendada para o segundo semestre de 2015”, avisa. Ainda estão programadas exposições em São Paulo e João Pessoa.

Serviço
Abertura da exposição “Lux”, de Ricardo Bahia.
Hoje, às 20h, na galeria do Surto Cultural – Rua Praia de Pirangi, 2262, Ponta Negra.
Visitação até o dia 12 de fevereiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas