terça-feira, 14 de maio, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Museu-laboratório para vivenciar Ciência

- Publicidade -

Marcos Neruber
Especial para o Viver

O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a fazer parte de um dos Guias mais importantes da América Latina o “Guide Centres and Science Museums in Latin America and the Caribbean”, publicação em espanhol e português dos mais importantes de museus da América Latina e Caribe, que reúne cerca de 470 centros.
Museu de Ciências Morfológicas da UFRN integra guia que reúne os principais museus da América Latina e abre novo espaço sobre vida marinha
 A inclusão do MCM no guia coincide com outra novidade. O centro inaugurou a sala com o Museu do Mar, constituído por diferentes animais marinhos, desde invertebrados até grandes cetáceos.  Além disso, são desenvolvidos projetos de extensão, coordenados por professores do Departamento de Morfologia, entre as quais o Museu Itinerante de Morfologia: Levando Ciência ao RN;  Brinquedos e Brincadeiras no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN;  Desvendando os mistérios do desenvolvimento embrionário; O museu de Ciências Morfológicas vai ao Parque da Cidade e Histologia: proximidades e assimetrias concretas entre a ciência e a arte.

Graco Aurélio Viana, Diretor do Centro de Biociências, diz que a importância do museu não se limita às fronteiras da UFRN. “A abrangência deste museu atinge todo o Rio Grande do Norte, especialmente, à cidade do Natal, pela número de visitantes a cada ano que o buscam para suprir sua curiosidade. Ressalto que o número de jovens que o visitam através de escolas é muito significativo”, comentou o gestor. 

Já para a professora Simone Almeida, o Museu de Ciências Morfológicas possui um importante acervo de Anatomia Humana com representações de peças de todos os sistemas do corpo humano, bem como o desenvolvimento embrionário. Possui ainda uma sala com o acervo de Anatomia Comparada, com animais da fauna do nosso Estado, organizados evolutivamente.

Reforma
O Museu de Ciências Morfológicas surgiu como resultado de um projeto institucional de revitalização dos museus do Centro de Biociências da UFRN. O centro possuía três órgãos museais: de Anatomia Humana “Prof. Hiran Diogo Fernandes”, de Anatomia Comparada e Museu do Mar “Onofre Lopes”. Em 2005, alguns professores que desenvolviam atividades no nesses setores elaboraram o projeto de criação do MCM. O projeto foi submetido à Secretaria Nacional da Ciência e Tecnologia  sendo aprovado com um convênio no valor de R$ 484.044,37, para criação do espaço físico, aquisição de material permanente e de custeio. Em outubro de 2009, o prédio do MCM foi inaugurado.
Museu de Ciências Morfológicas recebem estudantes e professores para aulas, visitas guiadas e cursos formativos
Atualmente, o Museu oferece visitas previamente agendadas, para grupos de estudantes e professores do ensino fundamental e médio, as quais são monitoradas por graduandos dos cursos de ciências biológicas, da saúde e agrárias da UFRN, treinados pelos pesquisadores do Museu, sobre os grandes temas da Morfologia, bem como sobre abordagens didático-pedagógicas. “Até o momento, atendemos a 347 escolas de ensino fundamental ao profissionalizante, com cadastro efetivado e que continuamente realizam visitas em grupos para complementar as aulas de ciências. O Museu promove o treinamento de professores do sistema educacional, no intuito de melhorar o aproveitamento das visitas escolares ao museu, e capacitá-los para produção de peças e modelos anatômicos.

Serviço
Novo Museu de Ciências Morfológicas. Centro de Biociências da UFRN. De seg à sex, de 7h às 12h e 13h às 17h. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (84) 3342-2483.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas