A Hyundai apresentou, dia 24 de março, em Seul (Coreia do Sul), o New Sonata. Entre as principais alterações aparecem diversos equipamentos de segurança, novo design e mudanças em sua estrutura.
O modelo possui três opções de motorização: 2.0 (151 cv), 2.0 (168 cv) e 2.4 (103 cv). Sua tração é dianteira e o câmbio pode ser manual ou automático, sempre com 6 marchas.
Modelo tem até radar
Se a Hyundai, o New Sonata possui um radar para calcular a distância dos outros veículos em seu entorno. O dispositivo avisa ao motorista caso exista algum veículo em um ponto cego, primeiro com sinal luminoso e depois sonoro.
O sistema também monitora o comportamento do motorista em sua faixa de rolagem, avisando-o caso saia do percurso em que vinha dirigindo. Durante deslocamentos noturnos, o carro abaixa automaticamente seu farol alto quando percebe outro veículo vindo da direção oposta e o aciona novamente depois de cruzá-lo.
A expectativa da Hyundai é que o New Sonata alcance cinco estrelas em testes de colisão.
Reforço na estrutura
Na estrutura, foi aumentado de 21% para 51% o uso de aço de alta resistência no modelo, o que a montadora chama AHSS.
Segundo a Hyundai, ele é duas vezes mais rígido, mas 10% mais leve que o aço comum. A maioria das partes que são feitas com esse aço servem para a proteção dos passageiros, explica a Hyundai.
Ainda devido à nova estrutura, o carro ganhou 41% em melhoras na força torsional e 5% em resistência. O novo Sonata é 35 mm mais comprido que o modelo anterior e também 30 mm mais largo.
Ainda falando de segurança, a fabricante afirma que o New Sonata terá 7 airbags e novas tecnologias para os cintos.
História
O Sonata foi lançado em 1985. Foram comercializadas, até hoje, 7 milhões de unidades.
“A nova geração do Sonata terá importante participação na transição da marca do crescimento em quantidade para crescimento em qualidade”, resume a montadora.