terça-feira, 14 de maio, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Mais literatura na paisagem da Pipa

- Publicidade -

Tádzio França – repórter

Mais prosa, romance e ficção darão a tônica nas discussões que conduzirão a 4ª edição do Festival Literário da Pipa, dias 22, 23 e 24 de novembro, em novo e maior espaço na área central do balneário de Tibau do Sul. A programação completa da Flipipa 2012 foi anunciada oficialmente pela organização do evento em reunião ontem pela manhã na Intertv Cabugi. O escritor Dácio Galvão, curador do encontro, destacou o crescimento quanto as atividades paralelas em torno do festival, que incluirão teatro, gastronomia, cinema, biblioteca móvel, música, contação de histórias e uma caminhada literária. O número de debates entre autores convidados continuará o mesmo de edições passadas.
Diretor da Intertv, Dirceu Simabucuru, e o produtor Dácio Galvão destacaram importância das parcerias
Dácio Galvão ressaltou na ocasião que o segredo do êxito de outros eventos de gênero, como o Festival Literário de Paraty (Flip) – o maior inspirador da Flipipa -foi ter conservado o tamanho original do seu núcleo de atrações, mas ter se aberto para diversificar a programação ao redor dele mesmo. “A nossa Tenda dos Autores terá quatro mesas por noite. Se aumentássemos isso, a gente não daria conta da demanda. Acho que esse equilíbrio é uma vantagem para o evento. Em contrapartida, crescemos no número de atrações paralelas”, ressalta.

O curador destacou também que haverá um foco mais substancial na literatura de ficção e seus desdobramentos. “Nos festivais anteriores havia muita ênfase na poesia. Em 2012 resolvemos equilibrar isso, e trazer mais autores que trabalham o exercício da prosa em contos, crônicas e romances, e seus desdobramentos. Teremos a oportunidade de debater várias vertentes da literatura de ficção”, explica Dácio Galvão.  As doze mesas/debates entre escritores convidados e nomes locais serão realizados numa tenda climatizada com espaço para 400 pessoas.

MÚSICA, POESIA E JORNALISMO NA 1ª NOITE

A programação do primeiro dia  da Flipipa (22/11) irá da música ao colunismo social, passando pela poesia de Drummond. A primeira mesa será “Luiz Gonzaga: uma poética musical”, que receberá o jornalista, escritor e compositor Bené Fonteles, que além do debate, lançará o livro “O Rei do Baião; os pesquisadores Marcos Lopes (do Forró da Lua) e o pesquisador pernambucano Paulo Wanderley mediarão a discussão. A segunda mesa terá a presença do poeta, filósofo e compositor Antônio Cícero (compositor, filósofo, irmão da cantora Marina Lima), para o tema “Modernismo e modernidade em Carlos Drummond de Andrade”, ao lado de Carlos Braga, professor de literatura brasileira.

A jornalista Joyce Pascowitch conduzirá a terceira mesa com o tema “Jornalismo, cultura e sociedade: nos bastidores da notícia”, ao lado dos jornalistas Carlos Peixoto (diretor de redação da TRIBUNA DO NORTE) e Eliana Lima. Por fim, o escritor Zuenir Ventura e o jornalista Woden Madruga debaterão na mesa “Ficção e memória”.

VÁRIAS GERAÇÕES DE AUTORES REUNIDOS

A segunda mesa do dia 23, “Ficção, um experimento literário”, discutirá as experiências dos jovens talentos convidados Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca, com mediação da poetisa Carmen Vasconcelos. O escritor Reinaldo Moraes, autor do sucesso “Pornopopéia” e dos clássicos “Tanto faz” e “Abacaxi”, é o nome da mesa “Na literatura brasileira e à margem”, com o jornalista Mário Ivo Cavalcanti. “Narrativas de amor e arte”, com o escritor e ensaísta Sérgio Sant’Anna, encerrá as mesas.

A mesa “Dramaturgia no universo de Jorge Amado” abrirá a tenda no dia 24, com a presença do ator Nelson Xavier, falando sobre as adaptações para o cinema, televisão e teatro da obra do escritor baiano; o ator Henrique Fontes e o jornalista Vicente Serejo mediarão o debate.  A escritora Ana Miranda debaterá “Romance, história e poesia”, ao lado de Napoleão Paiva Souza. O encerramento será com Luís Fernando Veríssimo, falando sua própria obra, ao lado do jornalista Cassiano Arruda Câmara.

FERREIRA ITAJUBÁ SERÁ FINALMENTE LEMBRADO EM DEBATE E LIVRO

O segundo dia da Tenda dos Autores começará com a mesa “Itajubá e o exílio”, em que os poetas e autores Mayara Costa e Lívio Oliveira discutirão a obra do poeta natalense Ferreira Itajubá, no centenário de seu falecimento; na ocasião, o Sebo Vermelho lançará a reedição de “Poesias completas de Ferreira Itajubá”, publicada originalmente em 1965, e desde então sumida das livrarias e sebos. “É um absurdo que um poeta tão importante e conhecido nacionalmente permaneça desconhecido sem uma obra reeditada”, disse Abimael Silva.

LEITURAS PARALELAS DO FESTIVAL

O Flipipa de 2012 irá além dos debates na tenda dos escritores, com uma extensa programação paralela viabilizada pelos diversos  parceiros deste ano. Ao longo do fim de semana literário haverá contações de história, saraus, exibições de filmes e curta-metragens, dança, ações de leitura, e apresentações teatrais de “Flúvio e o mar”, do grupo Atores à Deriva, e de “Sua Incelença: Ricardo III” (dia 24), o premiado espetáculo dos Clowns de Shakespeare.

A Caminhada Literária também vai marcar o sábado do festival, indo da Baía dos Golfinhos até o Spa da Alma, com direito a leituras e oralizações durante o percurso, com um autor convidado. O caminhão do projeto BiblioSESC, lançado na Flipipa em 2011, também estará a postos com seus três mil livros à disposição. O comércio dos livros ficará a cargo da Cooperativa Cultural da UFRN e do Sebo Vermelho. O Sesc também trará os dois autores premiados com o Prêmio Sesc de Literatura 2011, Rafael Gallo e Luíza Gleiser. O Sesi já confirmou a presença do caminhão-gourmet Cozinha Brasil, e a equipe dos Festivais Gastronômicos, com apoio da Bodega Brasil, armará a Cozinha Show. 

Para os produtores Dácio Galvão e Candinha Bezerra, que representam o projeto Nação Potiguar, apesar de chancelado pela Lei Rouanet (MinC) e Lei Câmara Cascudo (Governo do Estado), o Flipipa 2012 não captou o patrocínio necessário e só ganha reforço graças as muitas parcerias. São várias entidades e empresas que aderiram ao evento: Sesc/Fecomércio, Sesi/Fiern, Ecocil, Sebrae, Associação de Hoteis e Pousadas da Pipa, Hotel Ponta do Madeiro, InterTV Cabugi, Cooperativa Cultural da UFRN, CaboTelecom, TRIBUNA DO NORTE, Amil, CHB, Mariz Comunicação, Vitaminas FDC, 98FM, Natal Service, Botton, Sebo Vermelho e Secretaria de Turismo de Tibau do Sul.

Serviço: IV Festival Literário da Pipa. De 22 a 24 de novembro. Acesso gratuito.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas