sábado, 27 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sábado, 27 de abril, 2024

Novo Uno chega ao mercado renovado para ser sucesso

- Publicidade -

O Novo Uno traz um design externo ainda mais moderno, um interior totalmente novo, com mais conforto e requinte a bordo, além de novas tecnologias, algumas inéditas em seu segmento e até no mercado nacional.  O modelo é o primeiro carro nacional a usar a tecnologia Start&Stop, mais um pioneirismo da marca Fiat no Brasil. Também é a primeira vez que esta inovação chega a um motor flex, atuando tanto com gasolina quanto com álcool. O Start&Stop, desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito. Passa, também, a ser referência nacional em economia de combustível e baixas emissões de CO2. O carro traz o novo conceito do câmbio Dualogic® Plus da marca. Agora, é controlado por botões no console central e por “borboletas” (padle shifts).
O Uno Sporting é a versão topo de linha da gama, ainda mais esportiva e incrementada
O Novo Uno 2015 ganha quadro de instrumentos com display de LCD de 3,5” de alta resolução, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro, rádio integrado ao painel com display maior e novas funções, chave de seta com função Lane Change, entre outros equipamentos.  O sucesso de suas formas round square (quadrado redondo) evoluiu, recebendo linhas mais marcantes e robustas, além de elementos de design mais refinados, como os fractais nos faróis e lanternas.

Reformulado, o interior apresenta novo conceito de design, trazendo um acabamento mais requintado e moderno.

Agora, são 7 versões do Uno, equipadas com motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, com baixo consumo de combustível. São elas: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. Todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior.

Tecnologia
Com a incorporação de novos equipamentos, o modelo 2015 deu um grande salto tecnológico. Mais sofisticação, mais conforto, segurança e, principalmente, mais economia de combustível e menor emissão de poluentes. Acompanhe os novos conteúdos do Novo Uno, como o Start&Stop, e o novo conceito do câmbio Dualogic® Plus, que fazem a grande diferença entre os seus concorrentes.

Start&Stop: inédito
Também traz o 1º- motor Flex com essa tecnologia, atuando tanto com gasolina quanto com álcool. O recurso “verde” desliga e religa o motor automaticamente. Uma redução de até 20% no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema ligado, nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades. Também ajuda a reduzir a emissão de gases, contribuindo com o meio ambiente. E melhora o conforto acústico do carro.

O Start&Stop (S&S) vem, de série, na nova versão Evolution. Ele tem funcionamento eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar.

No painel do carro, após o desligamento do motor, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).

A Fiat lança um novo conceito do câmbio Dualogic® Plus no Novo Uno, com botões no console, uma das grandes novidades da linha 2015 do modelo. O câmbio, automatizado e inteligente, garante o conforto de uma transmissão automática com todas as vantagens e a economia de combustível de um sistema manual.

Lançado em 2008 no Fiat Stilo, passou a se chamar Dualogic® Plus. Agora, chega com um grande diferencial no Novo Uno 2015, trazendo o inédito e sofisticado comando por botões no console central e a troca de marchas manual feita por borboletas localizadas atrás do volante.

O novo câmbio Dualogic® Plus pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4 do Novo Uno. É  controlado por botões instalados no console central, dispensando o uso da alavanca. Trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.

No console central, os 5 botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das 5 velocidades, mesmo quando o câmbio está na posição automática. O novo câmbio permite maior conforto no dia-a-dia. Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada antes, ele reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.

Interior
O interior do Uno 2015 é  novo (desenho e funcionalidade do painel,  quadro de instrumentos, bancos, painéis de portas, comandos e porta-objetos). Surpreende pelos  novos conteúdos, pela qualidade do material, pelo conforto, sofisticação e elegância.

O novo painel conta com mais elementos e traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais, agora, estão dispostas verticalmente ao lado do rádio,  as saídas de ar laterais lembram turbinas e contrastam com as superfícies suaves que predominam no painel.

Seguindo a evolução do modelo, um maior e novo display de LCD de 3,5” em alta resolução facilita a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura.  Ele oferece várias indicações no display. Dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic®, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth. Isso tudo dá mais prazer de estar a bordo do Novo Uno 2015. Entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novo console central, tudo muito mais acessível e prático. No centro do novo painel, o equipamento de som foi valorizado com espaço maior, agora de 2DIN.

O banco traseiro recebeu o novo mecanismo de rebatimento Flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).

O conjunto dos novos bancos, painel, volante e comandos, somados ao novo desenho do pomo da alavanca de câmbio para melhor empunhadura e engates de marchas mais agradáveis, resultam em ótima ergonomia, com boa acessibilidade, usabilidade e visibilidade, e mais prazer de estar a bordo do Novo Uno.

Os limpadores do vidro dianteiro trazem a tecnologia Flat Blade.Eles são mais eficientes e silenciosos, e mais bonitos.

O novo Uno também oferece 18 porta-objetos em diferentes locais. Até mesmo a tampa traseira interna do porta-malas permite guardar jornais e revistas.  Para completar, em algumas versões, há console de teto e porta-óculos.

Motorização
O Novo Uno 2015 é equipado com os motores de 4 cc, Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, confiáveis e de baixo consumo de combustível, e com um diferencial: toda sua ancoragem e isolamento acústico da carroceria receberam inovações importantes. Tudo para aumentar o silêncio e o conforto a bordo.

Agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações no habitáculo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas