quarta-feira, 15 de maio, 2024
26.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

VW GOL: uma história de 42 anos de sucesso

- Publicidade -

Há situações que, certamente, em algum momento da vida todo mundo vai passar: perder o dente de leite, o primeiro dia de aula, cair de bicicleta e claro, dar uma volta em um “Gol Bolinha”, como carinhosamente ficou conhecida uma das versões do Volkswagen Gol. Após 42 anos de história e milhões de unidades vendidas, o GOL nos deixou, anos, saiu de linha, no final do ano 2022. Para homenageá-lo e fazer muitas pessoas relembrar boas aventuras que tiveram junto com esse ícone, a Zapay, startup especializada no pagamento e na desburocratização dos débitos veiculares, fez uma lista com os detalhes de todos os modelos do VW GOL.

Modelo que simboliza a despedida do GOL das linhas de produção da Volkswagen do Brasil. Isso ocorreu no final do ano 2022.


Lançado em 1980, o Volkswagen GOL tinha como objetivo suceder o Fusca na preferência dos motoristas brasileiros. O modelo, cujo nome teve óbvia inspiração no futebol, foi desenvolvido levando em conta as condições das vias no País e as necessidades dos consumidores locais. O veículo conquistou um lugar no coração dos brasileiros e alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. E a popularidade do Gol também pode ser confirmada pela Zapay: é o modelo de carro que a maior parte dos usuários que utilizam o serviço da empresa possui.

Enquanto o mini SUV da Volkswagen não chega, o POLO TRACK é o substituto do modelo GOL no mercado automotivo brasileiro


Ao todo, o MODELO teve mais de 8.600.000 unidades produzidas no Brasil, sem contabilizar as versões derivadas da família Gol, que são a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro. “Com mais de quatro décadas de história e milhões de unidades vendidas, o Gol é um carro muito ligado ao aspecto emocional dos brasileiros. Quem não se lembra de alguma história ou momento marcante com a família já vivido a bordo de um Gol?”, diz o especialista em automóveis da Zapay, Gustavo de Sá, que também listou alguns detalhes do Gol. Confira abaixo:

VW Gol G1
“O primeiro Gol surgiu em 1980 como um projeto desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen. A primeira versão tinha motor refrigerado a ar e câmbio de quatro marchas. Com carroceria de duas portas, ele era oferecido nas versões S e L”, afirma Gustavo. Em 1981, o Gol ganhou motor 1.6, também refrigerado a ar, e depois o modelo passou a vir com motores 1.6 e 1.8 com refrigeração líquida. Em 1989, o Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica.

VW Gol G2
“O Gol G2 é o modelo que todo mundo conhece como Gol Bolinha e que marcou o fim das formas quadradas do carro e é a primeira grande transformação do Gol. Com a nova carroceria lançada em 1994, a proposta era imprimir ao modelo um ar de sofisticação e maior qualidade construtiva. Primeiro ele foi lançado com duas portas e a segunda geração trouxe a opção de quatro portas, que foi lançada em 1998”, relembra o especialista.

VW Gol G3
Gustavo detalha que o Volkswagen Gol G3 surgiu em 1999 como uma atualização em relação ao G2. “O G3 trouxe faróis e lanternas mais retilíneos, grade ampliada e interior completamente redesenhado. O carro tinha um painel inspirado no Golf. E vale lembrar também que foi nesta linhagem que o Gol se tornou o precursor da tecnologia flex, lançada em 2003 na versão com motor 1.6 Total Flex”.

VW Gol G4
Ele afirma ainda que o VW Gol G4, apresentado em 2005, ficou marcado pela extrema simplicidade na comparação com o anterior, tanto em design, quanto em acabamento interno e qualidade construtiva. As linhas retilíneas do G3 foram substituídas por traços mais arredondados para faróis e lanternas, que não conversavam tão bem com o restante da carroceria. Na cabine, o belo quadro de instrumentos com conta-giros e velocímetro tradicionais (lado a lado) foi substituído pela mesma peça utilizada no Fox, bem mais simples e com tacômetro diminuto. Após anos sem mudanças profundas, o Gol G5 marcou a maior transformação do compacto em toda a sua história. Chegou no mercado em 2008 a terceira geração do veículo que representou um salto em qualidade construtiva, dirigibilidade e acabamento em relação aos antecessores. “Esse modelo passou a ser construído em uma versão atualizada da plataforma PQ24, que até então era utilizada no Brasil nos modelos Polo e Fox. Isso possibilitou que o Gol pudesse adotar motores de disposição transversal, com mais espaço interno. Esse modelo também foi o primeiro Gol da história a não ter opção de carroceria com duas portas”, destaca Gustavo de Sá.

VW Gol G6
Lançado em 2012 como linha 2013, temos o Gol G6, que é basicamente a primeira reestilização da terceira geração do modelo de acordo com o especialista da Zapay. Nesse modelo o hatch ganhou faróis e grade com traços mais retilíneos, enquanto a traseira adotou lanternas mais arredondadas e a seção central da tampa do porta-malas em alto relevo. A marca também promoveu atualizações de calibração nos motores 1.0 e 1.6 da família EA-111. Outra novidade foi a volta da carroceria de duas portas nas versões 1.0. No ano de 2015, o G6 recebeu o motor 1.6 EA-211 na versão Rallye. Para manter o ar de novidade do Gol, a marca redesenhou novamente a dianteira do compacto no modelo G7, lançado em 2016 como linha 2017. O para-choque recebeu maior entrada de ar inferior, enquanto os faróis ficaram mais simples, com arranjo do tipo monoparábola. Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes com aspecto tridimensional, enquanto a tampa do porta-malas novamente adotou vincos em baixo relevo. “O maior destaque desta reestilização foi a cabine, com painel completamente redesenhado e opção de central multimídia com tela tátil. Na mecânica, o G7 marcou a chegada do motor 1.0 três-cilindros da família EA-211”, explica o especialista. Por fim, chegamos no G8, que marcou a chegada da oferta de câmbio automático de seis marchas para o Gol. Na linha 2019 lançada em 2018.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas