sexta-feira, 26 de abril, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

O que revisar antes de viajar

- Publicidade -

Circulando – Fernando Siqueira

Antes de pegar a estrada revise o carro e cheque itens. Alguns precisam ser vistos por mecânico dentro das revisões periódicas, como freio e suspensão. Evite problemas. Pare no posto de combustível. Os da Petrobrás têm um serviço chamado Lubrax +, um centro tecnológico de lubrificação automotiva que oferece ambiente moderno, limpo e agradável. Na troca do lubrificante, 18 itens importantes para o bom funcionamento do carro são vistoriados, alguns deles prioritário. Veja, abaixo, o que você deve revisar antes de pegar a estrada.

1)Óleo e filtro: verifique o nível de óleo e o prazo de validade. Se estiver vencido troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora. Troque também o filtro de óleo. Óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e aumentar o consumo do carro. 2)Filtros do ar e combustível: eles

são essenciais para o funcionamento do motor. Influenciam diretamente no consumo de combustível se estiverem velhos. Em caso de muita sujeira, podem entupir e deixar você na rua. Ambos têm prazo de validade estipulado  pelas fábricas. 3)Freios: eles são importantíssimos. O sistema de freios deve ser revisado a cada 10.000 kms em oficina  ou concessionária. Se isso estiver em dia, em um posto de combustível você pode checar o fluido do freio. Se estiver baixo, precisa ser completado. Procure um mecânico porque possivelmente há vazamento. O fluido também tem prazo de validade para ser trocado completamente.

 4)Arrefecimento: o 1º- ponto de atenção aqui é manter sempre o tipo recomendado pelo fabricante, que pode ser normal ou de longa duração (fluido orgânico). Além disso, a água do radiador deve estar no nível e também é preciso ver se o fluido do sistema de arrefecimento está em dia. Esse fluido ajuda a manter a temperatura do motor para evitar aquecimento.

5)Pneus:calibre os pneus, inclusive do estepe. Siga as recomendações da fábrica para o seu carro. Há diferença de pressão para veículos carregados e vazios, dianteiros e traseiros. Os pneus  não podem estar gastos.

6)Suspensão: a suspensão do carro deve ser revisada a cada 10.000 km, incluindo fazer geometria e balanceamento. Se as revisões do seu carro não estão em dia, passe em um mecânico antes de viajar. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes. Puxadas na direção do carro em retas ou ruídos podem ser indícios de algo errado na suspensão.

7)Bateria: quase ninguém se importa com a bateria até o carro não pegar. Mas ela também deve ser revisada antes das viagens. 8)Palhetas: muitas vezes você só se dá conta que os limpadores de para-brisa estão ruins quando pega chuva na viagem e não enxerga nada. Cheque a situação das palhetas, que não devem estar tortas nem com a borracha ressecada. Veja também a água do limpador dos vidros. 9)Painel: fique atento às luzes do painel e o que elas representam. Algumas, como a de freio e a de bateria, podem indicar problemas. Se você tem dúvida sobre o que significam as luzes, consulte o manual do seu carro. 10)Lâmpadas: nunca viaje com alguma lâmpada do carro queimada. É perigoso e você ainda pode ser multado. É preciso checar todas, entre elas as luzes de freio, ré, faróis e lanternas.

11)Itens de emergência: veja se os itens de emergência estão no lugar, como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas