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Os ladrões tecnológicos

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Os rastreadores de carga, que evoluíram muito nos últimos anos, estão sendo desligados por equipamentos conhecidos pelo nome de “jamers”, que qualquer pessoa pode comprar, pois custa pouco. Esses aparelhos impedem a comunicação entre o rastreador e o satélite e faz com que o caminhão e a carga desapareçam das telas dos rastreadores, aumentando o risco de perdas.

O índice de furtos e/ou roubos de cargas tem aumentado muitoPrejuízos são de R$ 540 milhões

Não bastasse a eficácia crescente dos ladrões, que investem pesado em novas tecnologias, ainda enfrentamos o fato de muitas  empresas não cuidarem bem dos seus patrimônios. Quase a metade dos rastreadores em operação hoje na frota brasileira de caminhões está obsoleta, o que aumenta os riscos do transporte, inclusive riscos relativos a acidentes.

O Brasil contabiliza anualmente perdas de R$ 180 milhões com  furtos e ou roubos de cargas, além de outros R$ 360 milhões com perdas decorrentes de acidentes envolvendo caminhões. Boa parte dessas perdas poderia ser evitada se os sistemas de monitoração estivessem atualizados.

É preciso que todos os grupos envolvidos nessa atividade atuem conjuntamente: empresas transportadoras, gerenciadores de risco e seguradoras. Os ladrões agem de modo integrado, inclusive envolvendo empregados de empresas que instalam equipamentos de monitoração. Incrível. O “jammer” é uma espécie de rádio que emite um sinal impedindo a comunicação entre o caminhão e a empresa que faz o rastreamento da carga. É preciso tomar uma providência, urgente contra isso.

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