quarta-feira, 15 de maio, 2024
27.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Tropas de Kadafi barram avanço de insurgentes

- Publicidade -

Ras al Awaja (AE) – O avanço rebelde na direção da capital da Líbia, Trípoli, foi interrompido pelas tropas de Muamar Kadafi a cerca de 140 quilômetros a leste de sua cidade natal, Sirta. O fronte parece ter se estabilizado na região, após dois dias de avanço dos insurgentes. Uma brigada comandada pelo terceiro filho do governante líbio, Al-Saadi Kadafi, um ex-jogador de futebol e agora comandante das forças especiais, foi destacada para defender Sirta. Enquanto isso, as forças de Kadafi tomaram pelo menos metade da cidade de Misurata, também no oeste líbio. Bombardeiros britânicos Tornado atacaram depósitos de munição de Kadafi em Sabha, no interior da Líbia, bem como as cidades de Mizda e Gharyan, no oeste do país. A cidade de Sirta, onde poderá ocorrer a batalha decisiva do confronto, também foi bombardeada. A agência estatal de notícias da Líbia, a Jana, fez menção aos ataques dos “agressores coloniais cruzados”, contra o oeste e o centro do país.

Forças rebeldes trafegam por estrada que liga as cidades de Ras Lanouf a Sirte, no leste da LíbiaApós um rápido progresso no domingo, auxiliados pelos ataques noturnos da coalizão, os rebeldes haviam avançado, até o meio da tarde desta segunda-feira, apenas 40 quilômetros de Bin Jawad para a pequena cidade de Ras Al Awaja, no caminho para Sirta. Embora a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que está assumindo o comando das operações, tenha dito que seus bombardeios têm como objetivo apenas proteger civis, os ataques agora ajudam claramente o avanço dos insurgentes em direção a Tripoli.

No domingo, os rebeldes tomaram Bin Jawad após a retomada da importante cidade petrolífera de Ras Lanuf, enquanto avançavam pelo deserto com o apoio dos ataques aéreos contra as forças de Kadafi.

Mas ontem eles foram alvo de forte ataque de metralhadora das forças leais a Kadafi que estavam em caminhonetes na estrada que vai de Bin Jawad para Nofilia. “Kadafi não desistirá facilmente de Sirta, porque logo após a cidade fica Misurata, e após ela um caminho direto para a casa de Kadafi em Tripoli”, disse Gamal Mughrabi, um combatente rebelde de 46 anos. “Então Sirta é a última linha de defesa”, afirmou.

Os insurgentes recuaram para Bin Jawad e revidaram com pesada artilharia. Caminhonetes com a bandeira verde de Trípoli e equipadas com pesadas metralhadoras abriram fogo contra os rebeldes que revidaram com lançadores de foguetes e canhões da “época de Stalin”.

Obama explica envolvimento dos Estados Unidos na Líbia

Washington (AE) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem aos norte-americanos que a ação internacional na Líbia evitou uma “catástrofe” humanitária, em um discurso televisionado. O presidente enfrenta pedidos para que estabeleça um cronograma para as operações militares norte-americanas no país do norte da África. Obama explicou o motivo de enviar forças aéreas dos EUA para garantir o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea na Líbia, para proteger os civis dos ataques das forças de Muamar Kadafi. No discurso ele rebateu as críticas segundo as quais não teve liderança no início da crise, ou de que não tivesse consultado suficientemente os congressistas sobre a ação.

“O presidente irá atualizar o povo americano sobre nossos esforços na Líbia, incluindo a missão que nossos homens e mulheres de uniforme estão bravamente executando”, disse um funcionário dos EUA, pedindo anonimato. Obama também tratará da entrega do comando da missão para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), deixando os EUA, ao menos publicamente, com um papel de apoio enquanto seus aliados patrulham os céus do país. Obama tem sido criticado em Washington por não fazer um anúncio formal sobre o motivo de os EUA se envolverem na Líbia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas