quarta-feira, 15 de maio, 2024
26.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Quarta de poesia

- Publicidade -

[Instagram @alexmedeiros1959]

As últimas 48 horas do noticiário mundial e brasileiro estão carregadas de milacrias, violência, safadeza e conflitos, como ilustram algumas notas mais abaixo. E para amenizar o clima beligerante, vai um pouco de poesia representada nos bons poetas nascidos na data de hoje, como o francês Francis Ponge, em 1899, na cidade de Montpellier (ele morreu em 1988) e os brasileiros Affonso Romano de Sant’Anna, em 1937, em Belo Horizonte (tem 86 anos), e Renato Russo, nascido em 1960, no Rio de Janeiro (morto em 1996). Boa leitura nos versos.

O Insignificante
(Francis Ponge)

O que há
de mais atrativo
que o azul,
a não ser uma nuvem,
na dócil claridade?
Por isso
prefiro ao silêncio
uma teoria qualquer
e, mais ainda,
a uma página branca
um escrito quando
passa por insignificante.
É todo meu exercício
e meu suspiro higiênico.

Assombros
(Affonso Romano de Sant’Anna)

Às vezes, pequenos grandes terremotos
ocorrem do lado esquerdo do meu peito.
Fora, não se dão conta os desatentos.
Entre a aorta e a omoplata rolam
alquebrados sentimentos.
Entre as vértebras e as costelas
há vários esmagamentos.
Os mais íntimos
já me viram remexendo escombros.
Em mim há algo imóvel e soterrado
em permanente assombro.

Poesia
(Renato Russo)
Como expressar nas palavras,
os gestos que queria fazer,
as coisas que gostaria de ver,
os belos amanhecer e entardecer,
e o sombrio morrer…
faltam-se falas.

Mas ao expressar
o simples fato de escrever, falar,
nada existe para preocupar…
nada pode deturpar,
na essência pelo chorar,
no gesto por beijar,
comover e alavancar
o puro e simples amar.

Ocupação Segue de vênia em popa a trama de tomada do Estado, com os tentáculos fascistas atacando em todas as frentes políticas, militares e administrativas. O verdadeiro golpe engendrado a partir de algo minúsculo e invisível: algoritmo.

Censura O ato autoritário de Rodrigo Pacheco proibindo discursos dos senadores Rogério Marinho (RN) e Eduardo Girão (CE) na sessão especial dos 200 anos do Senado, é só mais um sinal da sanha minoritária pelo controle do Estado.

Fraude Beira o cinismo a “nota de saudação” à eleição de Vladimir Putin, assinada pelo secretário de relações internacionais do PT, Romênio Pereira. Chamou eleição russa de “feito histórico”, como deverá fazer o mesmo na eleição de Maduro.

Inversão Do youtuber Ed Raposo: “Primeiro arrumaram uma desculpa esfarrapada pra soltar um ex-presidente que cometeu crimes, agora procuram uma desculpa esfarrapada pra prender um ex-presidente que não cometeu crime algum”.

Marielle O general Richard Fernandez Nunes, citado no caso Marielle por ter nomeado o delegado Rivaldo Barbosa, um dos mandantes presos no domingo, está (ou estava) com seu nome prontinho para ser nomeado por Lula o n?2 do Exército.

Castigo Ao longo das décadas, nenhuma estrutura de segurança foi mais dura e impiedosa com inimigos do que a russa. Dos quatro terroristas presos, um teve a orelha arrancada e engoliu, outro teve o pênis decepado e um olho vasado.

Oportunismo O poeta Bráulio Tavares disse nos anos 80: “a direita nunca me enganou; a esquerda, já”. Sempre lembro disso quando vejo partidos sem ideologia tentando se assumir de direita sem saber uma pauta direitista. Não enganam.

Prêmio A série “Códex 632”, produzida pela Globoplay e RTP (Portugal) está na disputa de melhor série dramática no prêmio “New York Festival TV & Film Awards”. No elenco estão Betty Faria, Deborah Secco e Alexandre Borges.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas