sexta-feira, 10 de maio, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 10 de maio, 2024

Sesc e Senac focam na qualidade e no atendimento aos comerciários

- Publicidade -

É por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) que a Fecomércio desenvolve um conjuntos de ações que colaboram para o desenvolvimento social e econômico do estado. O Senac, principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo, está alicerçado em três pilares: pessoas, processos e tecnologia. “A gente tem atuado muito fortemente no processo de transformação organizacional para que possamos ter salas e aulas mais inovadoras, professores mais capacitados e processos pedagógicos eficientes”, diz o diretor regional da entidade, Raniery Pimenta.


A partir desse tripé, o Senac oferta cursos distribuídos nas unidades de Natal, Mossoró, Caicó, Assú e na modalidade EAD. Um dos destaques, é o Hotel Escola Senac Barreira Roxa, expoente desse trabalho. O empreendimento é, por exemplo, o único Hotel Escola em todo o Nordeste e permite aos alunos aliar teoria e prática na formação.


Neste ano, um dos temas centrais das aulas é a Governança ambiental, social e corporativa (ESG). Raniery Pimenta relembra que o Barreira Roxa é o primeiro da América Latina a conquistar a norma ISO de sustentabilidade, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que analisa critérios como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental. As normas ISO a que ele se refere consistem em diretrizes com o papel de promover a melhoria e segurança de bens e serviços.


Em março deste ano, somando-se a essa conquista, o Senac/RN ficou em primeiro lugar no Prêmio Inova com o Programa Educação Inovadora, voltado ao reconhecimento de práticas pedagógicas mais inovadoras entre os departamentos regionais de todo o Brasil. “Recebemos uma premiação de R$ 500 mil para ser reinvestido em educação profissional aqui no Estado. Então, são muitos marcos e esse crescimento, a gente vem promovendo não só para educação profissional, mas para outros segmentos e municípios”, completa.

Mais de 2 mil alunos são atendidos pela Educação Infantil do Sesc nas unidades distribuídas em todo o Rio Grande do Norte| Foto: Divulgação/Fecomércio RN


A instituição marca presença em dez áreas de atuação: beleza, comércio, comunicação, design, gastronomia, idiomas, informática, saúde, segurança e turismo. Somado aos prêmios e pioneirismo com o Barreira Roxa, o trabalho em prol da inclusão social é uma das prioridades em destaque. Com o programa Senac de Acessibilidade, desde 2002, a entidade vem promovendo a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional. Outra iniciativa, o Programa Senac de Gratuidade, auxilia na inserção dos cidadãos com renda per capita de até dois salários mínimos no mercado de trabalho.

Atuação abrangente do Sesc promove qualidade de vida

O desejo de alcançar cada vez mais potiguares também move o trabalho do Serviço Social do Comércio (Sesc/RN), responsável por fomentar ações em cinco eixos: educação, cultura, saúde, lazer e assistência. Criado ainda em 1947, a iniciativa conta hoje com 11 unidades distribuídas em Natal, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Caicó, Mossoró e Macaíba. O propósito que une cada uma delas é promover a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio, serviços e turismo e das comunidades locais.


Na educação, por exemplo, o Sesc/RN se destaca na oferta de ensino infantil e fundamental, realização de cursos de valorização social em prol da geração de renda e promoção da cultura. Já na saúde, pode-se citar os restaurantes com preços acessíveis e os serviços de saúde em clínicas fixas e unidades móveis. No setor de assistência, por sua vez, o projeto Mesa Brasil apoia mais de 640 instituições no Estado e arrecadou mais de 1,6 mi kg de alimentos apenas em 2023.


O Diretor Regional do Sesc, Gedson Nunes, destaca que para este ano uma das principais novidades está na ampliação do ensino básico promovido pelo Serviço. “Nós temos sete escolas no Rio Grande do Norte e somos a maior rede de escola infantil e ensino fundamental 1. Estamos expandindo agora para o fundamental 2 que é chamado de anos finais”, complementa.


O esperado, nesse sentido, é mais que dobrar o número de estudantes atendidos nos próximos anos. Por hora, a ampliação do nível de ensino já está sendo feita no Sesc Zona Norte e Mossoró, enquanto nos outros municípios a mudança deve ocorrer a partir de 2025. Ao todo, estima o diretor do Sesc/RN, cerca de 1,8 milhão devem ser atendidos por todas as esferas do Serviço neste ano.


Para ele, o diferencial que permite a consolidação do Sesc está na excelência das ações desenvolvidas e formação de preços acessíveis. Somada a educação, destaca, o eixo de saúde tem diversificado a assistência à população, seja pelos restaurantes com atendimentos nutricionais, onde são servidas mais de 2 mil refeições por dia, ou pelas clínicas odontológicas. “Realizamos por ano mais de 9 mil exames de preventivos e mamografias, combatendo os dois causadores de câncer na população feminina”, aponta. O Sesc/RN, enfatiza, foi pioneiro na criação da Unidade Sesc Saúde da Mulher Unidade móvel no estado.

Instituto Fecomércio
Se, por um lado, o Sesc e o Senac são eixos da Fecomércio ao longo de sete décadas, por outro, o Instituto Fecomércio RN (IFC) é um braço mais recente da instituição e passou a atuar junto a Federação em 2009. Nesses 15 anos de trabalho, o Instituto também tem seu protagonismo consolidado a partir do desenvolvimento de pesquisas econômicas e estudos técnicos sobre que embasam os setores ligados à Federação.Para se ter uma ideia da vasta produção, ao longo do ano de 2023, foram realizadas cerca de 60 pesquisas de mercado, com temas variados, como intenções de consumo e gastos em datas comemorativas (Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal); Perfil dos Participantes e Percepção dos Empresários em diversos eventos (Carnaval de Natal e Parnamirim, Festa de Sant’Ana de Currais Novos e Caicó, Mossoró Cidade Junina, São João de Assú, Carnatal), Perfil do Turista, entre outros.


O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, explica que o principal objetivo é fornecer informações e inteligência de mercado para o segmento. Aliado a isso, os levantamentos do IFC permitem a promoção de soluções inovadoras em áreas como logística, gestão e planejamento estratégico, em prol do ecossistema empreendedor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas