sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Barbie e Ken, um casal mais que perfeito

- Publicidade -

Esse é o ultimo fim de semana para conferir a exposição “Barbie & Ken – O Casal Perfeito” no Natal Shopping. A exposição fez parte das comemorações do shopping para o mês dos namorados, e conta a história do romance do casal de bonecos mais famosos do mundo.
Com 900 bonecas no acervo, o paulista Carlos Keffer transformou sua paixão de colecionador em projeto de exposições.
Estão expostos 150 exemplares, alguns raríssimos, como a primeira Barbie – do ano de 1959 — e o primeiro Ken, de 1961.

O visitante pode acompanhar a evolução da boneca, que seguiu as mudanças sociais nos últimos 50 anos. O início do romance com o Ken, as amigas, a família, os figurinos, as profissões e até mesmo o divórcio e a reconciliação da Barbie com o Ken, seu eterno amor.

As edições especiais também são destaque, como as Barbies inspiradas em estrelas de Hollywood e em personagens do cinema.

Acervo

O acervo que está em Natal pertence ao colecionador paulista Carlos Keffer, que organiza exposições da Barbie em todo o Brasil. É apenas uma pequena parcela da coleção dele, que chega a 900 exemplares.

Carlos começou a coleção há 16 anos, quando comprou uma Barbie inspirada na personagem de Audrey Hepburn no filme My Fair Lady (Minha Bela Dama, em português). Carlos, que na época ainda atuava como psicólogo em São Paulo, ficou encantado com a riqueza de detalhes da reprodução. O figurino era uma réplica perfeita de um dos vestidos usados por Audrey no filme, que inclusive rendeu 2 Oscars ao genial figurinista e fotógrafo Cecil Beaton em 1964.
Exposição dedica área para crianças, com várias casas de boneca
“Até os anos 1990, as bonecas eram feitas para criança mesmo. Foi só nos anos1990 que a indústria identificou que existia um público adulto colecionador para consumir essas edições especiais. Depois de comprar essa primeira|Barbie My Fair Lady, passei a procurar outras. Naquela época não existia essa facilidade de comprar pela internet, então eu tinha que viajar para abastecer minha coleção. Mas a partir daí não parei mais”, conta o ex-psicologo, que hoje é produtor e curador de exposições. Hoje Carlos é o único colecionador brsileiro a ter um  exemplar da primeira Barbie fabricada na história. A Boneca é de 1959, e para consegui-la o colecionador teve que fazer o que definiu como “uma pequena loucura”:

“Alguns exemplares raros são caros. Encontrei essa por exemplo com uma colecionadora americana e vendi meu carro na época para compra-la. Foi uma pequena loucura, mas valeu a pena. Hoje eu sou o úncio colecionador brasileiro a ter um exemplar da primeira Barbie”, comemora.

A primeira exposição aconteceu 10 anos atrás, quando uma professora do SENAC viu as bonecas e constatou que os figurinos eram uma verdadeira aula de história da moda. Dos anos 50 aos dias atuais, a Barbie acompanhou todas as transformações da indumentária feminina. O romantismo do final da década de 50 e o futurismo dos anos 60; a moda hippie dos 70, o exagero e a opulência dos anos 80. Até o minimalismo da última década do século XX e os dias atuais. Está tudo muito bem documentado nos vestidos, biquínis, cabelos, sapatos e acessórios das bonecas.

As exposições de Carlos Keffer já passaram por 15 estados brasileiros e já foram vistas por mais de 12 milhões de pessoas.

CURIOSIDADES

– O nome completo de Barbie é Barbie Millicent Roberts. Seus pais se chamam George e Margaret Roberts. Barbie nasceu na cidade de Willows no Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos

– Mais de um bilhão de bonecas Barbie já foram vendidas, em mais de 140 países. Os Estados Unidos são os campeões de venda e hoje, em segundo lugar, já está o Brasil.

– Se todas as bonecas Barbie ficassem deitadas lado a lado elas dariam a volta na Terra mais do que sete vezes.

– Barbie já teve mais de um bilhão de pares de sapatos.

– Ken, o eterno namorado de Barbie, fez sua estreia em 1961, dois anos depois do lançamento de Barbie.

– A primeira amiga negra de Barbie foi Christie, em 1968.

– Em 1997 foi lançada Becky, a primeira amiga paraplégica de Barbie.

– As melhores amigas de Barbie hoje são Christie, sua amiga negra, e Teresa, sua amiga hispânica.

– A primeira Barbie negra foi lançada em 1980. Ela foi vestida por uma estilista negra, Kitty Black Perkins.

– Em 1976, durante as comemorações do bicentenário da independência dos Estados Unidos, algumas bonecas Barbie foram lacradas em uma cápsula do tempo, a serem abertas em 2076.

–  Barbie foi candidata a Presidente dos Estados Unidos em 1992, com uma plataforma de oportunidades para meninas, excelência educacional e direitos dos animais.

–  A criadora de Barbie, Ruth Handler, nasceu em 1916 e veio a falecer em 2002, aos 85 anos de idade.

–  O nome de Barbie e Ken são na verdade apelidos dos filhos de Ruth Handler: Bárbara e Kenneth. Bárbara Handler tem 70 anos em 2011.

–  Barbie teve mais de 120 profissões em sua vida.

–  A Barbie mais vendida de todos os tempos foi a Barbie Cabelos Super-Longos (Totally Hair), com cabelos até os pés. Foram vendidas 10 milhões de unidades desta boneca somente em 1992.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas