segunda-feira, 13 de maio, 2024
31.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Um pedacinho do Porto na Casa da Aldeia

- Publicidade -

É uma casa luso-brasileira com certeza. Aberta há quatro meses numa pacata área residencial do Alecrim, a petiscaria e pizzaria Casa da Aldeia trouxe um charmoso toque lusitano para uma área ainda longe do eixo gastronômico badalado da capital. O casal formado pela natalense Eliud Medeiros e o português Francisco Cardoso uniu forças para retomar a vida no Brasil e, ao mesmo tempo, oferecer algo diferente ao bairro onde residem.
Cardápio traz um pouco da culinária caseira lusa. Os bolinhos de bacalhau são preparados na hora
A petiscaria está instalada na antiga residência da avó de Eliud. “Fizemos um longo trabalho de adaptação, cada detalhe pensado e realizado por nós mesmos, para dar uma cara bem portuguesa ao ambiente”, afirma ela. A Casa da Aldeia tem um visual acolhedor e pitoresco, remetendo às tascas  lusitanas. A área interna tem espaço para 30 pessoas. Há mais três mesas na parte externa, que possuem um detalhe extra: são decoradas por duas oliveiras trazidas de Portugal por Francisco.   Uma decoração azeitada.

Francisco Cardoso já viajou o mundo todo, e de cada lugar aprendeu algo na cozinha. A irmã e a sobrinha também são da área gastronômica em Portugal. Eliud conta que a péssima situação econômica da terra lusitana fez com que o casal tomasse a decisão de voltar para o Brasil. Ela  resolveu tomar a casa que herdou da avó para fazer algo mais que uma residência. “O Alecrim é um bairro carente de opções para comer fora à noite, algo mais elaborado. E nós temos boas ideias na cozinha, resolvemos investir nisso”, diz.

Petiscaria lusitana
Eliud estabeleceu que o cardápio deveria ser acessível. “Investimos primeiramente nos petiscos. Eles são saborosos, fáceis de gostar, e não se acham em qualquer lugar”, afirma. Estão disponíveis iguarias como pataniscas de bacalhau e frango; legítimos bolinhos de bacalhau; salada de bacalhau; bifanas (carne em molho da casa com pão); prego (bife, ovo e batata frita) no prato ou no pão; francesinha (um tipo de sanduíche com três camadas de pão de forma com bife, salsicha, queijo e molho da casa), e o pica-pau, um tradicional picadinho de carne à portuguesa, com calabresa, salsicha, pimentão, cogumelos, picles, azeitona e molho.

E as pizzas? “A gente queria um prato que todo mundo gostasse, independente de regionalismos. E não tem pizzaria no Alecrim, daí achamos que seria um chamariz ideal”, conta Eliud. E ressalta: “Mas o Francisco fez questão que todas tivessem um toque português, por isso temos uns sabores diferenciados”. É o caso de pizzas como a ‘madeirense’ (presunto, ovos fritos, tomate, cebola e ervilha), à moda (carne moída e mussarela), transmontana (bacalhau, orégano, mussarela), à moda do Porto (orégano, tomate e manjericão), entre outras.

O cardápio ainda conta com sobremesas típicas, como pastel de Belém, baba de camelo, e pães de ló. Além de outros mais comuns, como pastéis recheados, beirutes (sanduíche com pão sírio), fritas, tapiocas recheadas, cafés diversos, e bolos caseiros. A Casa da Aldeia também faz pratos mais elaborados (arroz de polvo ou camarão, lagosta, cabrito ao forno, bacalhau, etc), mas apenas por encomenda.

Serviço:
Casa da Aldeia.
Rua Ary Parreiras, 1390, Alecrim.
Tel.: 3025-2048.
Aberto de terça a domingo, a partir das 17h. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas