quarta-feira, 15 de maio, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Na RMN, novas oportunidades

- Publicidade -

Se no interior a chegada de novos cursos ainda não está em sintonia com o mercado de trabalho, na Região Metropolitana de Natal a situação é mais atenuada. Em cidades como São Gonçalo do Amarante, cursos foram pensados para atender uma demanda urgente do mercado local: o Aeroporto Internacional Aluízio Alves. Gestão de negócios e infraestrutura é o foco tecnológico do campus.

De acordo com o coordenador de extensão do IFRN de São Gonçalo, Fernando Freire, alguns cursos subsequentes (para fazer o técnico, é preciso já ter finalizado o ensino médio), como o de logística, foram encurtados. “O curso foi planejado para que o profissional possa atender mais rapidamente ao mercado, mas sem comprometer a qualidade”, assinalou Freire.

Desde a criação do campus, em 2011, 43 alunos já passaram por estágio. Atualmente, 782 alunos estão matriculados nos cursos de logística, redes de computadores, segurança do trabalho e edificações – além dos cursos de formação continuada, que são focados na profissionalização da mão de obra que já atua no município. Segundo Freire, o IFRN está trabalhando para levar o curso para conhecimento do mercado local.

Alef Silva de Andrade, 19 anos, já está no último semestre do curso subsequente de logística. Ele já estava enviando currículo para o quarto processo seletivo quando foi chamado, na semana passada, para um estágio na secretaria de habitação do município. Apesar da dificuldade inicial, ele pretende seguir na área. “Logística em SGA ainda é emergente. Todas as empresas precisam de nós, só não sabem disso ainda. Gosto da área porque posso atuar do chão de fábrica até a administração”, afirma o formando.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas