quarta-feira, 15 de maio, 2024
25.4 C
Natal
quarta-feira, 15 de maio, 2024

Notas e Comentários

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Sigamos
Quase a metade dos medicamentos da lista que deveria estar disponível na Unicat-RN, gerenciada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), está em falta para os usuários potiguares. Ao todo, 95 dos 211 medicamentos encontram-se indisponíveis para pacientes do Estado. Por falar em Sesap, tem fornecedor da pasta que está há 8 meses sem receber pelo fornecimento de insumos. E não é fornecedor de medicamento. Uma situação caótica. A quem o povo deve pedir socorro?

Reeleição

PEC que impede reeleição une senadores de todas as frentes; cálculo já prevê folga na aprovação. Enquanto a PEC 12/2022 precisa de 49 votos para ser aprovada no Senado, cerca de 60 senadores já demonstraram interesse em aprovar a medida, incluindo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. A previsão é que a votação ocorra ainda neste mês.

Moro

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou a troca de domicílio eleitoral da deputada federal Rosangela Moro (União Brasil), eleita por São Paulo, para o Paraná. A esposa do senador Sergio Moro (União-PR) rebateu: “Chora, Gleisi”. Rosangela passa a ser uma alternativa concreta para concorrer à cadeira de Moro, caso ele seja cassado pela Justiça Eleitoral.

Liberdade

Dez anos depois, anulações e absolvições já favoreceram mais de 60 réus da Lava-Jato. Levantamento do GLOBO aponta que desde a primeira fase, deflagrada há dez anos, ao menos 61 réus conseguiram reverter sua situação jurídica nas instâncias recursais ou ao serem alcançados por indulto presidencial.

Corrupção

Reação política a investigações como a Lava Jato pode ter contribuído para o aumento da corrupção. Segundo o The Economist casos de impunidade cresceram em toda a América Latina; Brasil caiu dez posições em ranking de percepção da corrupção e tem 2ª pior colocação da história da ONG Transparência Internacional.

Câmeras

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou dezenove projetos de lei durante reunião desta segunda-feira (11). Também foram designados a relatória de outros 41 projetos. As matérias tratam de diferentes temáticas. A presidente da comissão, vereadora Nina Souza (PDT), comentou a aprovação do projeto de autoria do vereador Anderson Lopes (PSDB), que determina a instalação de câmeras em viaturas e nos uniformes dos agentes de trânsito em Natal, do qual ela foi a relatora. “Acho muito importante. Para quem trabalha bem, esse instrumento vem para colaborar”, disse.

PP

O Partido Progressista está convidando os filiados para a filiação e ato de posse do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, como presidente do diretório municipal do PP em Natal. Será no sábado (16), às 09h, no Centro de Eventos Quadrangular – Travessa da Campina, 177, Dix-Sept Rosado, Natal-RN, por trás do SAMU. O PP é presidido no RN pelo deputado federal João Maia.

Adiamento

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, líder do PSDB Potiguar decidiram adiar o evento que aconteceria na quarta-feira (13), onde reuniria deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversas regiões do Estado. Por recomendação médica, Ezequiel Ferreira ficará de repouso para tratar da diverticulite (inflamação de divertículos). Apesar de não ser nada alarmante, o médico fez a recomendação, na segunda-feira (11).

Urbana A Companhia de Serviços Urbanos de Natal tem um novo diretor-presidente. Alvamar Silva do Vale, que respondia pela Diretoria de Operações, assume o comando da empresa que é responsável pela limpeza de Natal. Substitui Joseildes Medeiros da Silva, o Gigantão.

Lagoa Nova Finalizando seu segundo mandato, Luciano Santos escolheu o professor Lourival Adão, presidente da Câmara Municipal, como pré-candidato a prefeito em Lagoa Nova, como seu potencial sucessor.

Greve Os técnicos-administrativos da UFRN decidiram na segunda-feira (11) entrar em greve. A paralisação começará na quinta-feira (14). A decisão aconteceu durante assembleia geral do Sindicato dos Estadual dos Trabalhadores em Educação no Ensino Superior (Sintest-RN). A categoria reivindica reajuste salarial e nos auxílios, e rechaça a proposta do Governo Federal de 9% de aumento, dividido em 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Os trabalhadores querem 30% de aumento, sendo 10% a cada ano até 2026.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas