terça-feira, 14 de maio, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

As apostas peruanas do Trio

- Publicidade -

O sucesso do ceviche fez com que um pouco da rica culinária peruana chegasse a todas as cozinhas do mundo. O restaurante Trio, em Petrópolis, está provando que ainda há muito mais a saborear no cardápio dos hermanos vizinhos, promovendo um festival de comida peruana até o fim de julho. O chef e proprietário João Aguiar escolheu sete pratos que vão muito além do ceviche.
Tiradito de robalo se assemelha ao ceviche, mas corte em diferente  por ser finíssimo como um capaccio, cozido no suco de limão e maracujá
“A cozinha peruana traz consigo muitas influências diferentes, e eu procurei reunir um pouco de cada uma delas nesse cardápio especial. Portanto, há pratos com quinoa, frutos do mar, pescados, suínos e aves. São pratos que mostram as várias técnicas culinárias empregadas para se tirar o máximo dos ingredientes”, explicou João Aguiar. Basta dizer que o Peru tem atualmente dois restaurantes figurando entre os quinze melhores do mundo.

Diversidade
Um dos destaques do festival tem sido o ‘tiradito de robalo’, um prato parecido com o ceviche, que se diferencia pelo corte do peixe, que em vez de cubos, é cortado em finas lâminas e cozido no suco de limão e maracujá. Outra iguaria que tem surpreendido paladares é o arroz chaufa de frutos do mar, um arroz frito com pimenta, pimentões e os frutos do mar – é uma influência direta da imigração chinesa no Peru.

O aji de frango é um clássico da cozinha de Lima: consiste em frango desfiado e encorpado com um molho que lembra bastante o bobó de camarão brasileiro. Outras iguarias bem características do Peru são as ‘causas rellenas’, que são um purê de batata temperado com pimenta e suco de limão, que podem levar os seguintes recheios: camarão, filé com cogumelos, e frango. Sim, elas lembram o escondidinho nordestino, e podem funcionar como sugestivas entradas.

A carta de bebidas também não ficou de fora do tempero peruano: o barman do Trio preparou quatro drinques especiais utilizando o pisco, a tradicional aguardente de uva produzida no Peru e no Chile. “A gente espera que essas bebidas tornem ainda mais completa a imersão na cultura peruana”, ressaltou o chef. O restaurante Trio foi inaugurado em abril de 2014, tendo à frente o chef João Aguiar, que já comandou outras casas marcantes em Natal, como o restaurante Sagarana, e os bares Sgt. Peppers e Hell’s Pub.

Serviço:
Festival de cozinha peruana do Trio Restaurante.
Até o fim de julho, na Rua Mipibu, 664, Petrópolis.
Tel.: 3322-5038.
#ALBUM-5680#

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas