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Com a conclusão das marginais, BR-101 terá cinco novos retornos

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Margareth Grilo
Repórter Especial

Até agosto de 2012 as obras das marginais da BR-101 estarão concluídas. O prazo foi dado, semana passada, pelo Exército Brasileiro, responsável pela construção das marginais, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – Dnit. Com o novo traçado, as mudanças serão significativas em cinco pontos: proximidades do Sam’s Club, em Neópolis; imediações do antigo posto Senador; em frente ao conjunto Cidade Satélite; próximo a Emaús; e na altura da entrada do Aeroporto Augusto Severo.

Nesses locais, serão construídos retornos, por fora da rodovia. As alças de acesso ao retorno sairão das marginais, cruzando o eixo central da BR-101. Segundo o engenheiro civil e analista de Infraestrutura e Transporte do DNIT/RN, Tenório José de Brito, que divulgou as informações, as alças começam a ser construídas depois que o Exército concluir a galeria de drenagem.

Por dia, circulam pela BR-101 mais de 60 mil veículos, principalmente no sentido Parnamirim-Natal. Vários trechos, entre a entrada de Cidade Satélite e o viaduto de Parnamirim, são críticos, com constantes congestionamentos. O número de atropelamento e acidentes também é alto nesse trecho da rodovia.  Entre 7 e 8 horas da manhã, quem precisa passar pela BR-101 no sentido Parnamirim-Natal já começa o dia com aborrecimentos. Isso porque, por nesse horário o trânsito flui a passos lentos. A situação fica mais complicada nas proximidades do Cidade Satélite e da avenida Maria Lacerda. Nesses pontos, além dos veículos que já estão na rodovia, a pista absorve os que estão saindo dos bairros.

A fila de veículos que se forma na marginal vai aumentando e o ‘gargalo’ está formado, o que contribui para  deixar o trânsito confuso. Atualmente, dois retornos já foram fechados. O primeiro deles em frente ao Sam’s Club, em Neópolis, e o segundo entre Emaús e o Viaduto de Parnamirim. A avaliação da rodovia federal não é boa, segundo pesquisa divulgada em setembro de 2010 pela Confederação Nacional de Transporte (CNT). Na pesquisa, as  classificações para a rodovia federal BR-101 variam de regular (geral, pavimentação e sinalização) a péssimo (geometria). A CNT não explicou se nos 186 quilômetros pesquisados está incluso o trecho duplicado e entregue pelo Dnit.

A expectativa do Dnit, segundo Tenório Brito, é de que com o novo traçado, os problemas sejam resolvidos. “Para fazer o retorno o condutor passará pela via marginal, atravessando por alças de retorno a pista principal que não terá mais os congestionamentos”, explicou o engenheiro civil.

O projeto de duplicação da BR-101 foi elaborado em 2002 e está sendo executado em dois lotes, sendo o Lote 1 (do viaduto de Ponta Negra até a entrada do município de Ares, pelo Exército Brasileiro, e o Lote 2, de Ares até a divisa com a Paraíba, pelo consórcio Constran/Galvão e Construcap. As obras do lote 1 começaram em dezembro de 2005, num custo de R$ 513,94 milhões.

Além da construção das marginais, o projeto que está em execução inclui a construção de três passarela no trecho entre o Hiper Bompreço e o Aeroporto), uma em Parnamirim e uma passarela em São José de Mipibu. Essas duas últimas foram iniciadas. Antes mesmo da conclusão da rodovia, o Dnit já está trabalhando em um outro projeto que prevê a construção de três viadutos ao longo da BR, um deles nas imediações do Cidadintenção é incluir o orçamento do novo projeto na Lei Orçamentária Anual – LOA de 2012.

Intervenções ocorrerão entre Neópolis e entrada do Aeroporto Augusto Severo. Obras devem ser concluídas até agosto de 2012.

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