terça-feira, 14 de maio, 2024
27.4 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Natal registra dois acidentes com trens em menos de 3h

- Publicidade -

Em menos de três horas, dois acidentes envolvendo trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que fazia o percurso Parnamirim-Natal foram registrados na tarde de ontem (06). O primeiro ocorreu por volta das 13h no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal e deixou quatro pessoas feridas. Poucas horas depois, uma locomotiva atingiu uma caminhonete que estava estacionada no bairro das Quintas, na Zona Oeste, sem vítimas.
Carro cruzou linha férrea e foi arrastado cerca de 100 metros. Quatro pessoas ficaram feridas
Segundo relato de populares que presenciaram o primeiro acidente, o veículo modelo Palio furou o bloqueio da cancela na rua Sampaio Corrêa, no Bom Pastor, seguindo pela Capitão Mor Gouveia, quando foi atingido pelo trem, que cumpria a linha sul no sentido Ribeira. O carro foi atingido ao lado do motorista e foi arrastado pela rua  Sampaio Corrêa cerca de 100 metros, ficando com pneus estourados e a lateral completamente destruída.

#SAIBAMAIS#Uma das testemunhas, que preferiu não se identificar, afirmou  que o momento foi de aflição para todos que presenciaram a cena. “Foi desesperador ver o carro ser arrastado, nós não podíamos fazer nada. Antes da colisão, ouvimos o som da buzina da locomotiva, mas não posso afirmar se o motorista não ouviu, nem viu ou se preferiu se arriscar”, disse.

No momento do acidente, as pessoas que estavam no local prestaram os primeiros socorros às vítimas, antes da chegada das equipes de resgate. Segundo relatos, as vítimas, uma senhora mais velha, o motorista, a esposa e uma criança de colo estavam com muito sangue no corpo, porém, acordadas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram ao local e prestaram assistência aos quatro ocupantes do veículo que não sofreram ferimentos graves e foram encaminhados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Após colidir com o carro, o trem seguiu viagem.  A assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), afirma que esta é a orientação dada aos maquinistas. A Companhia disse que uma sindicância interna seria aberta para investigar os dois casos e que este é um procedimento padrão quando ocorre qualquer tipo de acidente envolvendo trens.

Ainda segundo a assessoria, a maior parte dos acidentes envolvendo trens ocorre por falta de atenção dos condutores de veículos ou pedestres.

Segundo acidente
Uma caminhonete estava estacionada perto dos trilhos nas imediações do Hospital Giselda Trigueiro quando foi levemente atingida por uma locomotiva. O motorista, segundo testemunhas, estava na unidade hospitalar no momento do acidente. O trem passou e ao fazer curva colidiu lateralmente com o veículo. De acordo com moradores, os carros costumam ser estacionados perto dos trilhos e existe uma sinalização para evitar acidentes.

Memória
Em 2013,  foram registrados pelo menos 15 acidentes envolvendo trens urbanos em Natal. O mais grave, em julho do ano passado, resultou na morte de um estudante de 14 anos na capital potiguar.  Na ocasião, um ônibus da linha 10/29 Natal Shopping – Campus, da empresa Reunidas,  colidiu com um trem e tombou  entre as avenidas Bernardo Vieira e a Coronel Estevam, sentido zona Norte – Centro. Segundo relatos de testemunhas, o ônibus estava parado sobre a linha férrea quando o sinal sonoro já estava aceso. Outro acidente grave envolvendo trens   resultou na morte de duas mulheres em outubro de 2013. Elas atravessavam uma passagem de nível na avenida Pico do Cabugi, no Conjunto Soledade, zona Norte de Natal  quando foram atingidas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas