segunda-feira, 13 de maio, 2024
29.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Anotação do tempo

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Na lousa do Cova da Onça, colocada no lado direito do balcão de mármore –  em cima a retrato do dr. José Augusto de Medeiros numa moldura de metal –   está escrito em letras de imprensa: FALTAM 9 MESES E 25 DIAS (a contar de hoje, 6/03/14) PARA O FIM DO GOVERNO DE ROSALBA! Sim, tinha exclamação. Antes que perguntasse alguma coisa, mestre Gaspar foi adiantando: “Todos os dias, até o dia 30 de dezembro, que cai numa terça-feira, lua em crescente, baixarei a folhinha”. Peço um suco de umbuguela das Queimadas e antes que Gaspar abra a geladeira, tira do bolso da jaqueta uma folha dobrada de papel com algumas anotações e me entrega. Estão lá todos os feriados do ano até chegar o dia 30 de dezembro. Confiro:

Em março, já passado o carnaval, não tem mais feriado. A não ser que o governo invente outro ponto facultativo. Em compensação o mês ainda tem quatro sábados e quatro domingos. Abril será bastante generoso, a Semana Santa emendando com Tiradentes: do dia 18, Sexta-feira da Paixão, até 21, segunda-feira, quando enforcaram o mártir da Inconfidência Mineira. Quatro dias emendados pra descanso. Maio será promissor, começa com um feriado, logo no primeiro dia, consagrado ao Trabalhador (tem ao lado, uma anotação de Gaspar lembrando o poema ‘Filosofia’ de Ascenso Ferreira). O feriado cai numa quinta-feira, que sugere enforcar a sexta. Taí uma boa dica de ponto facultativo. Fica legal, todos de perna para o ar como filosofava o poeta pernambucano, quase dois metros de altura, sem contar o enorme chapéu panamá na cabeça grande:

“Hora de comer – comer! / Hora de dormir – dormir! / Hora de vadiar – vadiar! // Hora de trabalhar? / – Pernas pro ar que ninguém é de ferro!”

Maio poderá ter eleição para prefeito de Mossoró. Aí teremos que recalcular a relação dos dias úteis e inúteis. Junho vai ser uma loucura, além dos festejos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro), quadrilhas para todos os lados e todos os gostos, começa a Copa da Fifa (bote quadrilha nesse avantu/narriê), férias escolares, férias nas repartições, férias no comércio. É a festa do legado. Isso sem falar no feriado do Corpus Christi, dia 19, que  não tem nada a ver com   legado nenhum.

Julho também tem Copa do Fifa, mais feriados. Agosto não tem nenhum feriado, mas tem a campanha eleitoral começando (presidente da República, governo do Estado, Senado, Câmara, Assembleia Legislativa). Poucos dias úteis. Setembro começa com um desperdício. O Feriado da Independência, 7, cai num domingo. Mas a campanha eleitoral irá num crescendo, aproximando-se da sua reta tabajara, propaganda eleitoral gratuita atrapalhando as novelas.

Aí chega outubro. No primeiro domingo do mês, dia cinco, consagrado a São Plácido, se realizarão as eleições. Na boca da noite já se saberá do nome do novo governador (ou governadora?) do Rio Grande do Norte. Aí ficam faltando apenas 79 dias para Rosalba limpar as gavetas.  No outro domingo, 12, consagrado a Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, teremos outro feriado desperdiçado. Em novembro, mais dois desperdícios: dia de Finados, 2, cairá num domingo e dia 15, Proclamação da República, num sábado. A partir dai Papai  Noel já estará em todas as vitrines podendo ser pago em até 12 prestações.

Dezembro é uma festa e as anotações do mestre Gaspar, um reismago, não falham.

Política

Deu na coluna de Josias de Souza, com o título de “Palácio da Alvorada virou um comitê eleitoral”:

– Diz o artigo 73 da Lei Eleitoral: é proibido aos agentes públicos “ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios”

– Certas leis implicam com muita gente. Mas pouca gente implica com certas ilegalidades. Preocupados em assegurar ao povo brasileiro a felicidade de mais quatro anos de presidência petista, Dilma, Lula e Cia. converteram o Palácio da Alvorada em comitê reeleitoral.

– O Alvorada já sediou pelo menos quatro encontros de campanha. Num deles, em outubro passado, Dilma reuniu-se por cinco horas, em pleno horário de expediente, com Lula, o marqueteiro João Santana, o presidente do PT Rui Falcão, o ex-ministro Franklin Martins e o ministro Aloizio Mercadante.

– Além de financiar o palácio, o conforto, a água mineral, o cafezinho, o serviço de copa e o garçom, os contribuintes brasileiros – inclusive os que votam em Eduardo Campos e Aécio Neves – pagarem os salários de Dilma e Mercadante para que eles trocassem os negócios da nação pelas articulações partidárias.

– Nesta Quarta-Feira de Cinzas, o grupo voltou a ‘carnavalizar’ o Alvorada. Além dos personagens de sempre, participaram da conversa Edinho Silva, futuro tesoureiro do comitê, e Giles Azevedo, que deixará a chefia de gabinete de Dilma para integrar-se formalmente à campanha.

– Dilma e Lula, já nem se preocupam em maneirar. A pretexto de silenciar o zunzunzum do ‘volta Lula’, divulgou-se nas redes sociais e no  site do Instituto Lula um retrato da ilegalidade. Nele, Dilma e Lula estreitam suas diferenças num aperto de mãos na biblioteca do Alvorada. Lindo. Porém, ilegal.”

Chuva

Saiu ontem (depois de uma semana fora do ar) o boletim da Emparn com chuvas que  teriam ocorrido nesse período. Não há exatidão de data. Pode ter sido no dia primeiro, pode ter sido ontem, 6. Chuvas concentradas no Oeste, mas na “tromba”. As melhores chuvas foram em Alexandria, 68 milímetros, Riacho de Santana, 64, Venha Ver, 55, Frutuoso Gomes, Martins, Portalegre, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos e Lucrécia, 50, Marcelino Vieira, Viçosa e Pilões, 47.

Pelo que se chove ontem no Ceará e na Paraíba, em regiões parede-e-meia com a nossa “tromba do elefante”, essas chuvas no Oeste foram de quarta-feira para amanhecer ontem.

Na Paraíba
O médico veterinário Zeno Fichint, baseado em Catolé do Rocha, Paraíba, amigo do nosso Galego Saldanha, me dá notícias de boas chuvas, ontem, pegando aquela região que vai de São Bento, vizinha a nossa Serra Negra, até Bom Sucesso (confrontando com o sul de Alexandria), vindo do Riacho dos Cavalos e indo no rumo de Souza, Cajazeiras, já na divisa com o Ceará. Tem chuva de 80 milímetros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas