domingo, 12 de maio, 2024
30.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Chuvas do Seridó

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Da noite de quinta para o amanhecer de ontem, em meio  a relâmpagos e trovões (os relâmpagos foram vistos e saudados com alegria em Queimadas), correu a notícia de chuvas no Seridó, principalmente nos municípios de Ouro Branco e Caicó, riachos e rios descendo com água barrenta, entre eles o Barra Nova que vai bater no Itans. De repente  começou também a chover notícias nas tais redes sociais. Uma enchente. E mal o galo começou a cantar no terreiro, a notícia já estava nos primeiros noticiários das rádios locais. Há informações de chuvas de até 130 milímetros em vários sítios de Ouro Branco e  de 100 em Caicó, 95 em Florânia.

No boletim da Emparn os números são mais comedidos, porém  superanimadores. Na contagem oficial, Caicó 80 milímetros, Ouro Branco, 67, São Fernando, 39, Santana do Matos, 23, Florânia (Sitio Juriti), 20. Verdade que a Emparn não mantém pluviômetros em toda área rural desses municípios. Como acontece com a Funceme, no Ceará, que dispõem de uma rede perfeita cobrindo todo o  seu território. Um dia a Emparn vai seguir o exemplo da Funceme. Acredito que  no próximo Governo e  com a intervenção de São José. As notícias também dão conta de chuvas em Cruzeta (boa) e em Acari, fina.

Me chegaram ainda notícias de chuvas em Lagoa Nova, na lombada da Serra de Santana. Mas Fátima, que é de lá, não atendeu aos meus telefonemas. Aí fiquei torcendo que essa chuva de Lagoa Nova emendasse  com Cerro Corá, pois é ali onde nasce o Rio Potengi, que atravessa São Tomé, Barcelona, tira um fino em Lagoa de Velho para ser  barrado, mais lá embaixo, em São Paulo do Potengi: Barragem de Campo Grande, cujas águas estão no nível mais  raso de  sua história, tem ponto que se atravessa com água na canela. Queimadas, de onde se ver os relâmpagos que  “alumeiam” os céus do Seridó, tem muito a ver com São Paulo do Potengi que inspirou as adutoras milagrosas do Monsenhor Expedito. Em Queimadas passou ontem apenas um leblina. Mas tem chovido por lá, o pessoal muito esperançoso.

Mas a boletim de ontem da Emparn dá conta, também, de chuvas na região Oeste, onde vem chovendo (principalmente na “tromba”) há uma semana inteiriça. As chuvas de ontem foram mais na direção de Mossoró, começando por Alto do Rodrigues, 65 milímetros, Tibau, 50, Porto do Mangue 13, Campo Grande, 12, finas no Assu. Aqui, no Agreste, a chuva maior foi em Campo Redondo, já na divisa com o Seridó.

A previsão da Emparn para este final de semana no Rio Grande do Norte “é de ocorrências de pancadas de chuvas em todo o Estado, principalmente nas regiões Oeste e Litoral Leste”.

No Ceará
As chuvas de ontem no Ceará, pelo boletim da Funceme, ocorreram em 70 municípios pegando mais as regiões do Cariri, Litoral Norte, Litoral do Pecem, Ibiapaba e Jaguaribana. A maior chuva foi em Itaretama, Litoral Norte, 95 milímetros. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, 46.

Tem municípios no Cariri com acumuladas de mais de 300 milímetros somente nessa primeira metade de fevereiro. Em Farias Brito, por exemplo, choveu 391 milímetros, Granjeiro, 351, Carius, 331, Várzea Alegre, 323.

Horário 
Uma notícia boa: o chato do horário de verão termina a meia noite de hoje. Mas o Faustão continua.

Boa música
O maestro Humberto Carlos Dantas Dantas, o Bembém, ri à toa. Mais uma turma de músicos saídos, derna de menino besta, da Banda Filarmônica de Cruzeta, conclui o bacharelato pela Escola de Música da UFRN. A colação de grau foi no dia 11. São eles: Mizael Cabral e Anderson Trajano (trompete), Thomas Oliveira (tuba), Marilene Guedes e Edyelwys Renné (flauta). Junta-se ao quinteto a clarinetista Danyelle Dantas, que colou grau pela Escola de Música da Universidade Federal da Paraíba.

Beleza esses jovens músicos seridoenses despertados pela Banda de Cruzeta. De Cruzeta para o Mundo!

Almoço  
Almoçando numa mesma mesa no Lula Restaurante, quinta-feira, Manoel de Medeiros Brito, Padre João Medeiros Filho, Ticiano Duarte, Valério Mesquita, João Batista Machado e Cláudio Emerenciano. Andei peruando. Inacreditável: ninguém arriscou qualquer comentário sobre política. E olhe que todos são do ramo. Outra unanimidade: o cardápio da casa (a melhor cozinha regional) continua impecável. O guiné com feijão verde, arroz de leite e a farofinha com a graxa do “toufraco-toufraco” é um primor.

Lá adiante as dunas do Morro Branco. O Morro do Estrondo por perto.

De Livro
Manoel Onofre Jr. está na praça com uma “terceira edição revista e  ampliada de Salvados: Livros e Autores do Rio Grande do Norte, que tem prefácio de Pablo Capistrano. Guia perfeito para dar um passeio pela literatura potiguar, poetas, ficcionistas, cronistas, derna de Lourival Açucena, Auta de Souza, Policarpo Quaresma, Ferreira Itajubá, Jorge Fernandes, José Bezerra Gomes, dos mais veteranos, até a gente boa no meio, como Nilo Pereira, Helio Galvão, Edgar Barbosa, Câmara Cascudo, ao pessoal do “nosso tempo” como Newton Navarro, Augusto Severo Neto, Celso Silveira, Gilberto Avelino, Luís Carlos Guimarães, Berilo Wanderley, Zila Mamede, Tarcisio Gurgel, Nei Leandro de Castro, Dorian Gray Caldas, Walflan Queiroz, Sanderson Negreiros, Franklin Jorge, Jarbas Martins, Paulo de Tarso Correia de Melo.

Aí aparecem os mais recentes: Carlos Newton Jr. Alex Nascimento, Carlos Souza, Bartolomeu Correia de Melo, Carlos Fialho, Adriano de Souza, Dácio Galvão, Maia Pinto, Caio Flávio Fernandes, Demétrio Diniz, Aécio Cândido Diva Cunha, Marize Castro, Iracema Macedo, Nivaldete Ferreira. Tem muita gente boa nesse time dos  novos.

Manoel Onofre Jr, é didático correndo sua prosa por estes tabuleiros.

Canto 
Hoje à noite, 20 horas, na Casa da Ribeira, tem o lançamento do primeiro CD de Lysia Condé, cantora mineira acolhida em Natal como a sua segunda pátria. Bela voz.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas