sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Está na manchete

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Basta enfileirar as manchetes de primeira página de três edições seguidas da TRIBUNA do NORTE para que se tenha um retrato exato, sem retoques, da realidade multifacetada  do Rio Grande do Norte. A sequência começa com a TN de sábado: “TJ recebe 149 pedidos de auxílio-moradia”. TJ quer dizer Tribunal de Justiça. No jornal de domingo, a capa grita que há um descontrole na Secretaria de Educação do Estado: lá existem 340 servidores recebendo salários, mas que não trabalham; pior, o governo não sabe onde eles estão (estariam vivos?) e o que fazem. A manchete de ontem revela outro absurdo: o transporte escolar é irregular em 152 municípios do Estado. A constatação é do próprio Detran. A foto, ilustrando a matéria, é uma porrada. Mostra camionetes e caminhões que são usados para conduzir os alunos. Veículos com o mesmo tipo de carroceira que transporta boi, vaca e cavalo. Aliás, se for cavalo de vaquejada, o transporte usado é bem melhor, mais seguro e mais confortável.

Pela manchete de sábado, fica-se sabendo que mais de 72% dos magistrados do Rio Grande do Norte (juízes e desembargadores) requereram o auxílio-moradia, o que equivale 10% sobre o salário básico de cada um. Como um juiz ganha (o básico) em torno de 18 mil reais, o auxílio moradia vale R$ 1.800. O mesmo auxílio-moradia já é pago também ao Ministério Público (promotores). Uma vantagem bem vantajosa, tanto assim que eles, promotores e juízes,  estão  dispensados de pagar o imposto de renda. Diz a matéria da TN que “Na Justiça Federal, o Ministério Público Estadual conseguiu liminar para que a Receita Federal não cobre o imposto de renda sobre o auxílio”.

O tal auxílio-moradia pago a juízes e promotores é, muitas vezes, de valor maior do que o salário inteiro de um professor da rede estadual (ou municipal) de ensino. E o mais danado dessa história, me dizia ontem Mestre Gaspar, é que tem juiz (e promotor) que não mora na comarca, vai lá uma vez por semana, passa pelo cartório, assina os papéis e, antes do sol se pôr, volta para  a moradia na capital. No fim do mês, cai na sua conta bancária mais  1 mil e 800 ou um 2 mil e 100. Ou…

No caso do transporte escolar irregular, a reportagem assinada pela repórter Nadjara Martins já afirma na abertura: “O transporte escolar no formato ‘pau de arara’ ainda é uma realidade no interior do Rio Grande do Norte. E, até mesmo quando as camionetes cobertas de lona são substituídas por ônibus e vans, a situação é crítica: pneus carecas, janelas trincadas, condutores sem habilitação. De acordo com Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 97% do transporte escolar no Estado é irregular”.

Nesses municípios, tal “transporte escolar irregular” é do conhecimento de todos. A ¾, com carroceria de transportar boi, passa em frente à casa do(a) prefeito(a), do vice, do presidente da Câmara de Vereadores, da Delegacia de Polícia, da casa do juiz (quando ele mora na comarca), na casa do promotor (idem, idem), passa diante da casa da presidente ou do presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Mais das vezes trocam cumprimentos, mais das outras são até compadres, eleitores contumazes, “amiguíssimos”.

Aí, com permissão de santo Ariano e segundo ensinou Machado de Assis, é a fusão perfeita do Brasil oficial com o Brasil real. Do auxílio-moradia para o magistrado e o transporte de boi para conduzir os nossos meninos estudantes, nessa fantástica escola de cidadania.

De seixo
Continua – lá se vão duas semanas seguidas – o seixo do Governo do Estado nos servidores aposentados com relação ao pagamento do 13º salário. Era para ter sido pago em junho. Não foi. Aí o governo resolveu fatiar em dois pedaços o pagamento da  primeira parcela: 20% no dia 16 de julho: 20% em agosto.

Ontem, 29, passadas duas semanas, nada de pagamento. O governo continua seixeiro (chêchêro). Acrescente-se que hoje, 30, deveria iniciar-se o pagamento do salário de julho. Não se tem notícia

Chuva
O boletim da Emparn registra as chuvas caídas da manhã de segunda-feira, para o amanhecer de ontem, terça. A maior foi em Baía Formosa, 63 milímetros, seguida da de Extremoz, 50; Natal, 49; Parnamirim, 49; São Gonçalo do Amarante, 43. Maxaranguape, 41. Mais: Ceará-Mirim, 31; Georgino Avelino, 29; São José de Mipibu, 22; Canguaretama, 18; Pedra Grande, 16.
No Agreste: Taipu, 21; Boa Saúde, 14; Santo Antônio e Monte Alegre, 13; Serrinha e Bento Fernandes, 12; Vera Cruz, 11; Nova Cruz, 8.

Política
De Dora Kramer em seu artigo de ontem no Estado de S. Paulo:

– Discussão mais fértil que o debate até então estéril dos candidatos à Presidência seria a elevação do Brasil a um patamar mais decente que o 79º lugar no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Econômico Humano, como meta a ser alcançada em tempo determinado.

Escola Doméstica
Lembrando que no dia 28 de agosto começa a programação comemorativa aos 100 anos da Escola Doméstica de Natal. As festividades se estenderão até o dia primeiro de setembro. Um grande acontecimento.

Na Flip
Começa hoje a Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro, que homenageia Millôr Fernandes. O show de abertura ficará por conta de Gal Costa. Na Tenda dos Autores e na Casa de Cultura vão se juntar para falar sobre a vida e a obra de Millôr, os cartunistas Jaguar, Reinaldo, Claudius, Loredano, Hubert, Chico Caruso, mais o crítico Sérgio Augusto. Lembrarão, certamente, a legenda de Millôr: “Imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”.

Na Flipipa
Bom, no dia 7 de agosto, será a vez da Festa Literária da Praia da Pipa, a charmosa Flipipa, que este ano vai homenagear João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna. Ariano, que seria um dos palestrantes, não fosse o desatino da Onça Caetana; João Ubaldo, que também partiu cedo, já esteve na Flipipa e tem raízes plantadas por estas dunas e beiras de praia. Entre os palestrantes deste ano, destaque para Nélida Piñon, José Carlos Capinan, Abel Silva, Rodrigo Lacerda, José Miguel Wisnik, Chacal, Mário Magalhães.   

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas