sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

O leite das vacas

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Enquanto na internet e na televisão há um  bombardeiro das pesquisas eleitorais, nervosas e eletrizantes, tento juntar algumas notas que andei fazendo sobre a Festa do Boi, encerrada sábado passado, e que se extraviaram no decorrer da semana. Eram para ter sido publicadas na terça contando o que vi e o que gostei de ver e de ouvir no Parque Aristófanes Fernandes. De ouvir, por exemplo, as prosas de Manelito (Manoel Dantas Vilar Filho), de Pompeu Borba, de José Moura, ilustres criadores paraibanos, de Paulo Balá, Flávio Mousinho, Ricardo Careca, Josemar França, João Bosco Ribeiro, Kleber Bezerra, Alexandre Wanderley, Rodrigo Diniz Melo, Das Chagas, José Paz, Cassiano Bezerra, Eduardo Melo, Orlando Procópio, das ribeiras daqui. Depois de ver os bois, as vacas, cabras, ovelhas e os bodes, o pessoal marcava ponto nos alpendres da Casa do Passarinho, rodeada de  craibeiras em flor, para comes e bebes, de preferência cachacinha (paraibana e potiguar).

Conversava-se de tudo e sobre tudo, incluindo política, moderadamente. Teve uma tarde que o deputado Felipe Maia passou por lá.    Manelito, como sempre, dava aulas deliciosas sobre o sertão do semiárido. Imagine ele fazendo dupla com o doutor Paulo de Balá.  Do  outro lado dos alpendres ficava o galpão do concurso leiteiro das vacas zebuínas, no meio um amplo terreiro, onde as ditas cujas desfilavam para os fotógrafos puxadas pelos seus tratadores. Uma exuberância de úberes das raças Sindi, Guzerá, Gir  e Girolando. Um desses úberes majestosos pertencia a Fada-WM, Sindi pura, nascida e criada em Queimadas. Foi a escolhida a dona do “Melhor Úbere” da sua raça,  com direito a troféu.  Ano passado  foi  campeã, vaca jovem, na produção de leite. Não repetiu a desempenho este ano. Segundo os especialistas Fada teria sofrido estresse  por conta da música que se tocava durante a  noite no Parque. Além de  muito alta, a música não é de boa qualidade. As vacas também sentem. E sofrem.

A vaca adulta, da raça Sindi, campeã do concurso, foi Adega D, do plantel de Manelito (Fazenda Carnaúba, Taperoá, PB), com uma média de 34,130 kg/dia, recorde nacional entre as raças zebuínas. Por conta de apenas dois quilos e umas dez gramas, não  superou uma  Girolanda (cruzamento de Holandês com Gir), de nome Beleza Jaguar, do plantel de Luciano Correia de Araújo (Limoeiro, Pernambuco).  Mais uma prova exuberante de que as raças Sindi e Guzerá são as perfeitas para produzir leite no sertão brabo do Nordeste. Dupla aptidão: leite e carne. Além da sua  rusticidade heroica.

Na raça Guzerá, a vaca adulta campeã do torneio leiteiro, foi Canaã, do criatório da Emparn (São Gonçalo do Amarante), com uma média de 27,689 kg/dia. Na categoria fêmea jovem, a campeã foi Ipatinga S. Cristo, do plantel de Rodrigo Diniz Melo (São Gonçalo do Amarante), com a média de 20,521 kg/dia. Na raça Gir, a campeã vaca adulta foi Turmalina, também do plantel da Emparn: média/dia de 32 quilos e 63 gramas.

Os criadores de zebuínos satisfeitos. É bom que se diga que o Torneio Leiteiro das raças zebuínas da Exposição de  Parnamirim é uma referência nacional. Um dos pontos altos da Festa do Boi que  já é a mais importante do Nordeste.

De eleição
Boa notícia a da eleição do historiador e escritor Evaldo Cabral de Mello para a Academia Brasileira de Letras. Vai ocupar a cadeira 34, sucedendo a João Ubaldo Ribeiro. Dois grandes escritores. Nordestinos autênticos. Um baiano, João Ubaldo; o outro pernambucano. Evaldo Cabral de Mello nasceu no Recife, tem 78 anos, é irmão do poeta maior João Cabral de Mello Neto, que também pertenceu a ABL.

Evaldo é um dos maiores historiadores brasileiros. O Nordeste está no centro de sua rica obra, onde se destacam livros como O Brasil Holandês, Nassau, Olinda Restaurada, O Negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste (1641-1669). Recentemente eu li dele O bagaço da cana, da Companhia de Letras. O Rio Grande do Norte aparece em vários capítulos.

Além de historiador e escritor, o novo imortal é diplomata de carreira. Foi eleito com 36 votos. Houve uma abstenção.

Cultura
Evaldo Cabral de Mello tem denunciado o abandono dos arquivos brasileiros onde estão guardadas as fontes da nossa História. E o governo é o responsável por esses desmandos. Falando para os jornalistas, logo após a sua eleição, disse:
– Hoje os arquivos brasileiros estão abandonados. O Brasil acha que cultura são os espetáculos. Os arquivos estão entregues às baratas.

Mais imortal
Na próxima semana, quinta-feira, a Academia Brasileira de Letras elegerá mais um imortal, agora para preencher a vaga de Ariano Suassuna. O candidato favorito é o escritor e jornalista Zuenir Ventura.

Escritores potiguares
Anote em sua agenda: começa no dia 29, na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, o VI Encontro Potiguar de Escritores, promovido pela seção local da União Brasileira de Escritores. Uma das palestras tem como tema “Ariano Suassuna no contexto cultural brasileiro”, que ficará por conta do escritor  e poeta Carlos Newton Jr., potiguar/pernambucano.

De rombo
O rombo das contas do Brasil no exterior vai a quase 8 bilhões de reais. Ouço a notícia na CBN:
– A diferença entre as transações do Brasil com outro países ficou negativo em US$ 7,907 bilhões em setembro, segundo divulgou o Banco Central nesta sexta-feira (ontem). É o pior resultado pra setembro desde 1980. O rombo é quase três vezes maior que o registrado em setembro do ano passado (US$ 2,7 bilhões)
É a economia made in PT.

Do tempo
Vou ao CPTEC/INPE para saber da previsão do tempo no Nordeste para este final de semana. Anoto a tendência:
“No oeste da Bahia, sudoeste do Piauí e sudeste do Maranhão: dia nublado. No sul do Maranhão variável e pancadas de chuvas isoladas. Sul da Bahia: dia nublado. Entre o litoral norte da Bahia e o litoral do Rio Grande do Norte: sol entre nebulosidade variável. Nas demais áreas da região: sol.
A temperatura ontem em Teresina: 37 graus.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas