sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

O silêncio de Parazinho

- Publicidade -

Passados seis dias do assalto à Delegacia de Polícia de Parazinho e três da reportagem de Tribuna do Norte a notícia ainda não chegou ao conhecimento da Assembleia Legislativa do Estado. Nenhum pronunciamento, um mísero registro sequer. Assalto à Delegacia de Polícia no Rio Grande do Norte deve ser coisa banal, coisa de todos os dias. Só que em Parazinho o fato contém outros temperos contados com precisão jornalística pelo repórter Marco Carvalho. Os bandidos bateram na porta da delegacia, foram atendidos, em seguida renderam um sargento e um soldado que ficaram algemados juntos aos  presos. Depois, roubaram as armas dos policiais, incluindo um fuzil, munição e fardamento. Equipados, os bandidos passaram, então, a assaltar o comércio local. Fizeram uma limpeza geral, começando pela feira da cidade, e fugiram.

Este é o fato, por si só chocante e que, infelizmente, é comum na área de Segurança do Estado. Mas o mais chocante que eu vi na reportagem – e já anotei aqui na coluna, quarta-feira – foi o estado em que se encontra o prédio (aquilo é prédio?) da Delegacia de Parazinho mostrada na foto que ilustrou a matéria. Não é o interior da delegacia, é a sua fachada. Um pardieiro de última categoria. Total, absoluto abandono. Uma ruína. Impossível acreditar que ali funcione uma repartição pública. Mais absurdo ainda quando é  uma delegacia policial.

Pois bem,  pensei que o fato fosse abordado no plenário da Assembleia Legistativa, pelo menos por um deputado da Oposição. Que nada, meu amor. Silêncio total e absoluto. Como também se esvaiu no mesmo silêncio a Secretaria de Segurança. Idem a Assessoria de Imprensa  do Governo. Fosse no tempo  de Abelardo Calafange e de Mário Negócio, vigilantes oposicionistas da Assembleia dos anos 40 começo dos 50, caso como este de Parazinho renderia uns vinte discursos. Agora com as sessões matinais (ah, os seriados domingueiros do cinema Rex!), os papos do Palácio José Augusto ficaram amenos, café com leite e cuscuz, o condomínio Nova Amsterdã, passar o Natal em Miami.

Tivesse eu 50 anos menos pediria ao  diretor de redação licença para fazer um “tour” pelas delegacias de polícia do Estado, interior a fora, do Litoral às Serras do Oeste, incluindo, claro, as de Natal também. Boa parte delas está no mesmo nível da de Parazinho. Veria suas instalações, seus equipamentos, móveis, viaturas, o telefone que não funciona, o carro que não tem pneu, o sanitário que não tem descarga. Na maioria dessas delegacias, quatro, cinco policiais de seu efetivo. Na prática, dois, pois a outra metade descansa 48 horas como manda a lei brasileira.

Se o talento me ajudasse ganharia o Prêmio Esso de Reportagem. Ainda existe o Prêmio Esso?

Garibaldi

O ministro Garibaldi Filho passa o final da semana em Brasília, onde chove. Segunda-feira vem a Natal integrando a comitiva da presidente Dilma Rousseff. O avião presidencial deve pousar na pista do futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

É de Garibaldi a “Frase do Dia” que abre o blog de Ricardo Noblat, de O Globo, na edição de ontem:

“Assino o compromisso de lutar pelos direitos de vocês, como um militante e senador, até porque estou ministro, mas como tá caindo ministro toda hora, não posso assumir o compromisso pelo cargo”.

A frase de Garibadi está contida num pronunciamento que fez durante a cerimônia de abertura da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada quarta-feira em Brasília, com a presença da presidente Dilma.

Sérgio Porto

Sérgio Porto, o nome de batismo de Stanislaw Ponte Preta, contista (As Cariocas) e cronista, que fez furor no jornalismo carioca nos 50 e 60 como um dos maiores críticos da sociedade brasileira, será o tema de quarta-feira que vem do projeto Quarta às Quatro da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O papo ficará por conta de Jaguar.

Na primeira quarta-feira de dezembro, será a vez de Carlos Drummond de Andrade.

Livro

Segunda-feira, 28, no Iate Clube de Natal, coisa das 19 horas, tem o lançamento do de Linhas Tortas, romance de Bruno Villaça. Prefácio de Valério Mesquita e orelhas de Paulo Macedo.

Blogueiros do Potengi

Hoje, na cidade de São Paulo do Potengi, terra do santo Monsenhor Expedito, vai acontecer  o 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Potengi. Começa às 16 horas na sede da Câmara Municipal. O pessoal vai discutir “Liberdade de expressão e formação de opinião”, “A união de meios de comunicação” e a “Importância de blogs e sites nas eleições de 2012.

“Liberdade de expressão e formação de opinião pública” será debatido pela jornalista Anna Ruth Dantas, de Tribuna do Norte, e pelo advogado Antônio Carlos. Ficarei entre os dois.

Comidinhas e leituras

O antropólogo Raul Lody está com dois novos livros na praça: Vocabulário do Açúcar e Coco – comida, cultura e patrimônio, editados pela Editora Senac e que foram lançados esta semana no Recife na programação do II Seminário Comida e Patrimônio.

Raul Lody, carioca, inteligente, refinado, bom papo, autor de vários livros, tem algumas passagens por Natal ajudando a nossa cultura.

Arte

Uma boa sugestão para os amantes da boa e bela arte é dar uma passada pela Galeria Newton Navarro, da Fundação José Augusto, onde  estão expostos algumas peças do acervo da artista  plástica Selma  Meira de Sá Bezerra. Por exemplo: obras de Newton Navarro, Aécio Emerenciano, Reinaldo Fonseca, Abelardo da Hora, Madeh Wainer, Erasmo Andrade, Iaponi e Iaperi Araújo, Thomé Filgueira, Ascal, Ítalo Trindade e Raul Córdula. Todos nordestinos. A exposição fica aberta até o dia 10 de dezembro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas