domingo, 28 de abril, 2024
26.1 C
Natal
domingo, 28 de abril, 2024

Sonhos embalados pelo trombone

- Publicidade -

“Encontrei na música a oportunidade de mudar minha realidade, e acredito que meu exemplo pode servir de incentivo para outros jovens”. As palavras do instrumentista Klênio Barros, 26, reverberam e materializam um sonho acalentado desde os tempos da Banda de Cruzeta, onde começou como aluno do Maestro Humberto Bembem Dantas aos 13 anos. Colhendo os frutos de sua dedicação, o músico lança nesta terça-feira, às 20h, no auditório da Escola de Música da UFRN o CD “Klênio Barros em Segredos”, onde passeia a partir de composições autorais por gêneros como chorinho, samba, bossa nova e gafieira. A entrada é gratuita. Barros também aproveita a ocasião para comemorar, em grande estilo, o aniversário festejado ontem.
Klênio Barros começou a carreira aos 13 anos, em Cruzeta. Hoje, o trombonista é professor da UFRN
Apesar do disco já ter sido apresentado durante o 17º Festival Brasileiro de Trombonistas, realizado em Natal em maio de 2011, esta será a primeira vez em uma sala de espetáculos nos moldes tradicionais palco-plateia. “Procurei tornar o show instrumental bem acessível, com presença de estilos regionais como ciranda e maxixe, sem deixar de lado improvisos influenciados pelo jazz”, disse o trombonista-compositor e bacharel em música. O CD de Klênio, à venda por R$ 10 na Arte Muiscal do Via Direta, também funciona como resgate de aspectos e valores da boa música ao enfatizar ritmos da cultura local e brasileira.

Professor substituto da EMUFRN, Klênio cursou pós-graduação e está prestes a embarcar rumo a Europa, onde pretende fazer mestrado na Universidade de Aveiro em Portugal. “Recebi a notícia há pouco mais de dois meses e como não tenho bolsa estou na batalha para tentar viabilizar minha viagem”, disse Barros, informando que garantiu a décima vaga de um total de 20. Como a concorrência era mundial, o fato enche o músico de orgulho: “Não deixa de ser um feito para quem saiu da pequena Cruzeta, e quero mostrar aos garotos de lá que dá para viver de música se for com paixão e dedicação”, acredita. O músico precisa de 800 euros por mês para garantir o mestrado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas