terça-feira, 14 de maio, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Da prosa do Seridó

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

É bacana você acordar cedo numa sexta-feira, vai lá na bacia das almas e dá de cara com cartas e meios de amigos e leitores dando conta das coisas daqui e de além da Reta Tabajara. Por exemplo: notícia de chuvas. Muitas de quinta para o amanhecer de ontem na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte. Do lado de lá, a região Jaguaribana, e de cá, a Chapada do Apodi. A Chapada começando em Baraúna. perto do cheiro do mar e das salinas de Mossoró, e desce até à “tromba do elefante”,  já chegando na Paraíba, quando a Serra de Luís Gomes beiça com a Uiraúna paraibana, ligar onde nasceu Ciro Fernandes, artista plástico, um dos maiores gravuristas brasileiros. Em Luís Gomes, a chuva foi de 55  milímetros. Mais em cima, em São Francisco do Oeste, um toró de 165, fazendo rio descer com cheia e açude pegar muita água.

No meio dos pluviômetros pego uma carta de Jesus Araújo Silva, mas que todo mundo de Acari e de outras partes do Seridó, só o conhece por Jesus de Miúdo ou Jesus de Rita de Miúdo, escriba da melhor linhagem com livros publicados e fuçador na internet mexendo com blogues, saites, por aí. Me escreve por conta da coluna de domingo  passado que publicou carta do doutor Paulo Balá, na qual o ilustre missivista e acadêmico fala de outros dois gigantes das margens do Acauã: Oswaldo Lamartine de Faria e José Gonçalves de Medeiros. A carta de Paulo Balá mexeu com as emoções de Jesus. Bom, vamos passar a palavra pra ele destrinchar essa história;

“Macho, não tem como o cabra não ler, reler e treler uma obra de tanto lirismo como a prosa poética que Dr. Paulo Balá trocou com você esta semana, presente na coluna de hoje (domingo).

Fiz questão de copiar o link e postar no Facebook para que mais gente de Acari saiba sobre os homens que respiraram aqueles ares. Coisa para se ler sem ruído, sem interrupções, de barriga cheia e sem sede na garganta, para só, somente assim, se empastelar da deliciosa comida lírica no literal dessa carta.

Coisa escrita por gente grande, em todos os sentidos, copiando falas e dizendo de gente do Acari e de gente que por lá viu sem sangue escorrer. Além do link para a leitura da coluna na íntegra, salvei na rede os últimos conselhos de Oswaldo Lamartine, copiados Dr. Paulo. Ei-los:

“Rogo a Deus que esse mágico telefone só convoque vocês para as boas notícias. Sendo Acari a terra do nosso pastor D. Eugênio, saiba você primo-amigo e prefeito, você e todos que têm as rédeas dos destinos dessa gente fazê-los crescer em mansidão e harmonia. Limpos de malquerenças, como limpa e caiada é  essa cidade, capital das lembranças de  todos nós.

É que em Acari se vive eternamente numa guerra política sem precedentes. E eu lamento muito a intriga de primos, de irmãos… da família acariense.

Jesus Araújo Silva”

Das chuvas

Tem chuva de 165 milímetros no sertão do Rio Grande do Norte. Foi em São Francisco do Oeste, parede e meia com os municípios cearenses de Ererê e Pereiro. A chuva de Ereré, seguindo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) foi de 158 milímetros; a de Pereiro 130. Foi chuva da noite de quinta para o amanhecer de ontem.

As outras chuvas na região Oeste foram em  Encanto, 55, Luís Gomes, 54, Francisco Dantas e Água Nova, 46. Tibau, 35, Major Sales, Pau dos Ferros e Venha Ver, 25, José da Penha, 22. No Seridó as melhores chuvas foram em  São  José do Seridó, 47, Cruzeta, 42, Jardim do Seridó, 37, Santana do Seridó,34, Jardim de Piranhas, 31, Caicó (Laginhas), 17.

Chuvas finas pelo Agreste e Litoral. A de Natal, 7 milímetros.

Petrobras
De Eliane Cantanhede em sua coluna da Folha de S.Paulo, de ontem, com o título “Tudo embolado”:

– A Petrobras, que já foi o que foi, agora compra uma refinaria por preços exorbitantes no EUA e vende outra bem baratinha para a Argentina. No mínimo, a turma é ruim de fazer negócios.

– O pior é que a presidente Dilma Rousseff está no centro das discussões, com o Planalto batendo boca com o advogado Edson Ribeiro, que defende o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, pivô da crise.

– Foi Dilma quem criou a crise política e a ameaça de CPIs, quando disse, ou melhor, escreveu, que, na condição de chefe da Casa Civil de Lula e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, foi induzida por um “relatório falho” e por “informações incompletas” a aprovar a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. “Seguramente”, frisou, a operação não deveria ser feita.

Política
O Diretório Municipal do DEM, de Mossoró, realiza amanhã uma  reunião (convenção) para discutir a eleição suplementar de prefeito, marcada para o começo de  maio. O senador José Agripino Maia, presidente da Executiva Nacional do partido e do Diretório Estadual, disse que não irá à reunião. O presidente do Diretório Municipal é o secretário da Casa Civil, ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que há tempo não conversa com o senador. Nem para perguntar: “Está chovendo aí em Brasília, José?”

No entendimento do mestre Gaspar, olheiro de política derna dos tempos do doutor José Augusto Bezerra de Medeiros, Mossoró é a Crimeia do DEM.

Na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Estado marcou para o dia 10 uma sessão especial para homenagear os deputados Cesário Clementino dos Santos, Luís Inácio Maranhão Filho e Floriano Bezerra de Medeiros, que tiveram seus mandatos cassados no Regime Militar, em abril de 1964. Na ocasião serão devolvidos, simbolicamente, os seus mandatos. A proposta é do deputado Fernando Mineiro.

Retorno
O setor de “imobilidade urbana” da Prefeitura precisa eliminar, já, antes que a Copa acabe com a Cidade, o excesso de retornos das avenidas Alexandrino de Alencar e Deodoro. Qualquer primata em trânsito concorda.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas