terça-feira, 30 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

O Zeppelin

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Hoje, 25 de maio, faz 85 anos que o dirigível alemão Graf Zepellin sobrevoou Natal pela primeira vez, depois de ter aterrissado no Recife, completando a  travessia entre a Alemanha e o Brasil. A data está sendo festejada no Recife. Entre outros eventos há  o lançamento de um livro, Zeppelin no Recife – o Livro e uma exposição fotográfica montada no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas). Em Natal, como é de praxe, não se sabe de nenhuma comemoração.

Tempos atrás, Ivoncísio Meira de Medeiros, historiador, me mandou cópias de várias fotografias registrando o sobrevoou do Zeppelin. São fotos impressionantes do enorme balão passando sobre  Ribeira e a Cidade Alta, o Potengi ao lado, o belo  casario  da cidade, um sobrado aqui, outro acolá, os  telhados ao redor das praças arborizadas, Natal de 30 mil habitantes. Este  material daria uma belíssima exposição.

Num das fotos do acervo recolhido por Ivoncísio lê-se a legenda: “ Der Graf Zepellin – Pelas 14 horas do dia 28 de maio de 1930, o dirigível ‘Der Graf Zeppelin’ sobrevoou Natal, comboiado pelo “Late-25/n.616”, sob grande aclamação popular. Na Praça Augusto Severo (Ribeira) deixou cair uma coroa de flores artificiais com os seguintes dizeres: “Homenagem da Alemanha ao Brasil na pessoas do seu grande filho Augusto Severo”.

A Praça Augusto  Severo de hoje é como um retrato na parede: dói muito.

A passagem do Zeppelin por Natal está contada no livro de Paulo Pinheiro de Viveiros, História da Aviação no Rio Grande do Norte. Transcrevo alguns trechos:

– Quando chegou ao Brasil  a notícia da próxima visita do Graf Zeppelin ao nosso país, toda a imprensa noticia com alardes o projeto daquela poderosa empresa alemã. Houve, a principio, dúvidas sobre o primeiro local de aterrissagem do balão. Recife ou Natal? Os governadores de Pernambuco e do Rio Grande do Norte trabalharam com interesse pela primazia do pouso nas capitais dos seus respectivos Estados.

– Venceu Pernambuco. Numa linda noite de verão, o grande pássaro germânico estarreceu a população recifense, baixando imponentemente no campo de Giquiá. Dali seguiu ao Rio, pousando novamente no Recife, dias depois.

– Da capital pernambucana, rumou aos Estados Unidos. Foi nessa viagem que o GRAF ZEPPELIN sobrevoou Natal, pela primeira vez. Eram 13 horas e 56 minutos do dia 28 de maio de 1930, quando Natal avistou a nave, voando muito longe. Ao alcançar a cidade, um LATÉ 25 acompanhou-a durante as manobras que aqui efetuou.

– Rumando lado  norte da capital potiguar, o balão descreveu um grande círculo e permaneceu doze minutos em evoluções. Baixou sobre a estátua de Augusto Severo e deixou cair um ramalhete de flores naturais com a seguinte inscrição: “Homenagem da Alemanha ao Brasil, na pessoa de seu filho Augusto Severo”. O troféu caiu no jardim da residência da Sra. Inez Barreto, hoje Colégio Salesiano, perto da estátua, e foi apanhado pelo jovem Luciano Barreto, sobrinho segundo de Severo. Sua genitora levou-o à estátua.”

O Zeppelin fez outros sobrevoos por Natal. Em 1933 fez outra homenagem ao inventor do Pax.  Agora  o voo foi noturno. Paulo Viveiros conta:

– Dessa feita, voava à noite,  numa altura aproximada de 200 metros. Eram 23 horas e 30 minutos quando alcançou a cidade, deixando cair de bordo, pendente de um paraquedas luminoso, uma coroa sobre o monumento de Augusto Severo. O vento desviou o troféu que caiu no pátio interno da estação da Great Western (…) A coroa tinha um laço de seda com as cores da Alemanha e do Brasil e a seguinte inscrição: “A Augusto Severo, o  grande brasileiro que idealizou  a aviação como fator de progresso – arma de aproximação entre os povos – homenagem do GRAF ZEPPELIN.”

Livro de Diógenes

 O poeta Diógenes da Cunha Lima está hoje em João Pessoa para lançar o seu livro Ronaldo Cunha Lima – Um nordestino de todo canto. Trata-se de um ensaio biográfico sobre o primo, também poeta, advogado e politico (foi governador da Paraíba). O lançamento será na sede da Academia Paraibana de Letras, da qual Ronaldo foi imortal.

Amanhã o livro será lançado em Campina Grande, começo da noite , no Museu dos Três Pandeiros.

Política

  Da analista política Dora Kramer, no seu canto do Estadão, acompanhando a cena de Brasília:

– Além do consenso mínimo entre as forças políticas representadas no Congresso, falta a esse projeto de reforma política que agora começa  a ser debatido no plenário da Câmara, o principal: o entendimento por parte do eleitor.

– É de se duvidar se o ator principal do processo – o dono do voto – faça a mais pálida ideia do significado daquilo que discutem suas excelências. A amplitude da pauta leva a crer que, mais uma vez, a intenção é propor mudar para deixar tudo como está.

– Isso na melhor das hipóteses, porque pode piorar.

Em Mossoró  Hoje em Mossoró, coisa das 19 horas, tem a posse dos novos sócios do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP): Damião Nobre de Medeiros, Gianine Cunha Costa, João Alberto Holanda de Freitas e José Edilson de Albuquerque Guimarães. Será na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

A festa se completa com o lançamento do livro de José Edilson de A.G. Segundo, Nas trilhas de meu avô,  que tem o selo da editora Sarau das Letras.

Nei 

Quem anda pela terrinha é o poeta Nei Leandro de Castro, saindo do exílio voluntário do Rio de Janeiro. Foi visto  manhã de ontem no Barro Vermelho passando pela calçada da casa onde viveu o poeta e seu companheiro de todas as maratonas,  Luís Carlos Guimarães.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas